UniCesumar renova convênio com Universidade Estadual do Missouri, nos EUA

Durante programa, participantes realizam visitas técnicas em propriedades rurais e grandes empresas voltadas ao agronegócio

A UniCesumar acaba de renovar o convênio com a Universidade Estadual do Missouri (Missouri State University - MSU, nos Estados Unidos (EUA), cuja parceria já dura dez anos, possibilitando intercâmbio técnico-cultural de curta duração para alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. Até hoje, mais de 150 alunos e 10 professores já puderam participar do programa, que viabiliza aos participantes, visitas técnicas em propriedades rurais de empresas voltadas ao agronegócio, como Bayer e Purina. Dessa forma, podem vivenciar in loco tecnologias avançadas utilizadas na produção agrícola e animal, além da questão cultural.

Segundo o professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária no campus de Maringá (PR), Rodrigo Jesus Paolozzi, as visitas são feitas para que alunos conheçam o que há de mais avançado no campo do agronegócio e no desenvolvimento de tecnologias que serão utilizadas no futuro. Os alunos aprendem sobre o sistema de plantio dessas empresas, sobretudo culturas de soja e milho, além de visitarem fazendas de criação de gado. “Nesse período, os alunos ainda participam de aulas de curta duração com os professores de Agronomia e Ciência Animal da Universidade.”

Esse primeiro contato, de acordo com ele, é uma excelente oportunidade para muitos alunos realizarem intercâmbio no formato “sanduíche”, quando parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior. “Todos os anos, durante a visita, nossos alunos recebem convite para retornarem à universidade para realizarem parte do curso lá.. Ao término do programa de 12 dias, todos os alunos e professores recebem uma certificação do programa em uma cerimônia de encerramento”, comenta.

convênio 1

convênio 3