UniCesumar sedia 3ª edição do NASA Space Apps Challenge

Projetos vencedores terão dados encaminhados para a NASA, que escolherá campeões a nível mundial para conhecer a sede da agência nos EUA

Uma das funções pedagógicas e sociais da UniCesumar é apoiar projetos inovadores e ideias com potencial de transformar a sociedade. Por isso, entre os dias 18 e 20 de outubro, a Instituição irá sediar o NASA Space Apps Challenge, um hackathon com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação. Esta é a terceira vez que a UniCesumar promove o evento, que nesta edição tem a expectativa de reunir aproximadamente 200 participantes em Maringá.

Os preparativos iniciaram em abril desse ano. A proposta é que, no evento, os participantes tenham contato com problemas reais da Terra e do espaço. Para isso, serão propostos minicursos e palestras preparatórias para a maratona de 24 horas de programação, que ocorrerá entre sábado (19) e domingo (20). Por fim, os avaliadores definirão os projetos campeões, e os dois melhores terão os dados enviados para a NASA, que escolhe cinco projetos como vencedores globais. Os premiados serão convidados a visitar a NASA nos Estados Unidos.

Segundo o coordenador dos cursos de TI da UniCesumar de Maringá, Marcello Erick Bonfim, a área de tecnologia está em constante desenvolvimento, a necessidade de resolver problemas se mantém. “Algo que não muda é a importância de solucionar problemas da nossa casa, que é como a NASA chama o planeta Terra, e relacionados ao espaço. Conhecer problemas maiores, que afetam milhares de pessoas, faz com que a solução tenha que ser pensada de forma escalável, e de maneira interdisciplinar, conceitos fundamentais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas nos dias atuais”, explicou.

O professor destacou a relevância de participar de um evento como esse, um diferencial que a UniCesumar é capaz de oferecer aos estudantes. “Esse é um grande exemplo de várias outras oportunidades que temos trazido aos alunos da Instituição: possibilidade de adquirir conhecimento de ponta, desenvolver soluções para problemas reais de forma escalável e incentivo ao empreendedorismo.”

Essa preocupação com a criação de experiências transformadoras para os estudantes é reforçada pelo vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho. “O hackathon da NASA possibilita uma experiência ímpar aos alunos, que permite colocar em prática não só conceitos teóricos, de tecnologia, mas também, habilidades importantes para o atual perfil de profissional: protagonismo, trabalho em equipe, capacidade de lidar com pressão, gestão do tempo, habilidades multidisciplinares e outras. Por isso, a UniCesumar não mede esforços para somar com o evento.”

A abertura do NASA Space Apps está marcada para sexta-feira (18), às 19h, no Auditório Dona Etelvina. Os minicursos e palestras iniciarão às 8h de sábado (19), nos laboratórios do Bloco 8, antes de os participantes irem para a biblioteca da Instituição e embarcarem na grande maratona, com início marcado para 12h de sábado e será encerrada no domingo (20), às 12h.

NASA Space Apps Challenge

Data: 18, 19 e 20 de outubro