UniCesumar sedia I Fórum de Inovação e Tecnologia na Educação

Evento reuniu gestores, coordenadores e professores para debater a educação 4.0

O mundo está em constante transformação e no setor de educação não é diferente. Nesta terça-feira (18), a UniCesumar sediou o I Fórum de Inovação e Tecnologia na Educação, promovido pelo Sinepe NOPR, que reuniu gestores, professores e técnicos das escolas públicas e privadas para debater os desafios e atualizações da educação 4.0.

O presidente do Sinepe NOPR, José Carlos Barbieri, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância de aplicar e multiplicar a educação de qualidade. “Que a gente aprenda a aprender e leve para as nossas instituições de ensino práticas educativas clássicas, que estejam alinhadas com ferramentas digitais. Que este Fórum nos motive a fazer mais pela educação”.

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, participou do evento destacando a importância de buscar novas soluções e atividades para a formação de profissionais de excelência. “Nós vivemos na era da inovação e da transformação e precisamos acompanhar esse ritmo, pois a educação é um fator importante de modificação da sociedade. Professor que não gosta de aprender, não tem autoridade para ensinar”. Matos destacou também que o futuro da aprendizagem terá um viés mais social e personalizado, apoiado por professores e tecnologia.

O primeiro painel de palestras contou com a participação do diretor de Tecnologia de Educação do Grupo Weducation, Marcelo de Freitas Lopes, que falou sobre a “Inovação Disruptiva: transformação do comportamento humano”. Lopes questionou os participantes sobre como estão usando a tecnologia nas escolas e falou do comportamento dos profissionais. “Temos três tipos de ramificações dos professores, aqueles resistentes, parceiros e os early adopter. Na estruturação de uma equipe, é necessário avaliar quem vai render mais em determinado projeto”.

Na sequência, o doutor em Educação e fundador da Meta Aprendizagem, Paulo Tomazinho, abordou o tema “Estratégias Didáticas Assimétricas e Neurociência da Aprendizagem”, destacando os modelos de aprendizagem mais eficazes. “As metodologias ativas oferecem um ganho de 30% nas aulas e funcionam melhores que as aulas tradicionais. Para os alunos, a melhor forma de aprender é com formatos de simulados e prática distribuída, que é conversar o tempo todo sobre as áreas de interesse. Se você está o tempo todo debatendo sobre o assunto, o nível de esquecimento é menor, por isso é necessário focar em práticas que relembram o conhecimento ao longo do ano. Lembrando que a prova e a nota deve ser a consequência do aprendizado”.

O I Fórum de Inovação e Tecnologia na Educação ainda contou com as palestras sobre “Design Thinking e Cultura Maker na Escola”, “Inteligência Artificial e Learning Analytics: ferramentas para efetiva aprendizagem” e “Lei Geral de Proteção de Dados na Educação 4.0”, com profissionais de expertise sobre os assuntos.

O vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, o presidente da Mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi, a diretora de Pesquisa, Ludhiana Ethel de Matos Garbugio, pró-reitores, diretores de área e coordenadores da Instituição prestigiaram o evento.