Unicesumar sedia o III Fórum 2017- STHEM Brasil de Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa

Evento irá reunir mais de 250 representantes de 40 instituições de ensino superior de todo o país

Será realizado nos dias 30 e 31 de março de 2017 o III Fórum 2017- STHEM Brasil sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, no auditório Joaquim Lauer, no Bloco 6, da Unicesumar. O Fórum é um evento oficial do Consórcio STHEM Brasil e irá reunir mais de 250 representantes de 40 instituições de ensino superior de todo o país.

Os educadores terão a oportunidade de compartilharem experiências vivenciadas na aplicação da inovação acadêmica e da aprendizagem ativa em sala de aula. “A inovação acadêmica torna os alunos mais proativos. Ele se sente envolvido, de fato, com a própria formação. O que vivencia dentro de uma instituição em que a inovação se faz presente, o transforma para a sociedade lá fora”, revela a Professora Fátima Medeiros, da Comissão do Consórcio STHEM Brasil.

A abertura do evento está prevista para às 15h, do dia 30 de março. Em seguida, haverá Palestra com a Prof.ª Dr.ª Liz Reisberg, da Boston College. O primeiro dia também contará com a plenária “Formação do Professor”, com Rita Carolino e Priscila Simões (UniItalo) – Academia de Professores UniItalo: O P2P na Formação do Professor; Carmen Silva e Maria Iolanda Fontana (Tuiuti) – Núcleo de Apoio Docente da Universidade Tuiuti do Paraná; Maria Cristina Tommaso (INIFOA) – Repensar a avaliação do professor através do uso do PBL: Professor como centro do “seu próprio” processo de aprendizagem.

A programação terá uma Mostra de Experiências de Aplicação de Metodologias Ativas pelas IES Consorciadas, com os banners aprovados pela organização do evento.

O segundo dia será repleto de apresentações  de professores de todas as instituições sobre as metodologias ativas.

Confira a programação completa no link: http://www.lo.unisal.br/sistemas/forum_sthembrasil/programacao.pdf

CONSÓRCIO STHEM BRASIL

O III Fórum de Inovação Acadêmica é um dos eventos realizados dentro da programação de atividades do Consórcio STHEM Brasil.

O idealizador do Consórcio é o Professor do Curso de História do UNISAL Lorena, Professor gestor do LIA (Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL Lorena) e Diretor de Inovação do SEMESP, Dr. Fábio Reis.

O sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM em Inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) é uma preocupação quase universal.

Desafios nessas áreas incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel  da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.

Universidades podem responder a esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, assim como explorar possíveis ligações com professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional para melhor preparar estudantes para a educação superior.

A Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA (em espanhol) propõe trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da Iniciativa para avançado ensino e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.

O grupo de professores e IES tem o intuito de implementar  mudanças em seu ensino,  que irá refletir um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, com objetivos futuros de conectar professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional com professores da universidade em uma efetiva metodologia de ensino para as áreas de STHEM.