UniCesumar sediou 3ª edição do Capacita OSC

Encontro é promovido para gestores de associações do terceiro setor.

Cerca de 180 representantes de ONGs de Maringá, Londrina e de municípios da região metropolitana participaram nesta quarta-feira, 20, no auditório Dona Etelvina da UniCesumar, da 3ª edição do Capacita OSC.  A temática abordada neste módulo foi a Elaboração de Projetos e Sua Captação de Recursos, com o palestrante Ricardo Falcão.

O evento é promovido pelo curso de Gestão Pública com apoio do Núcleo de Educação a Distância, em parceria com a Associação Maringaense de Organizações da Sociedade Civil (AMOSC), do Instituto da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Maringá (SASC). O objetivo desta edição foi auxiliar as organizações sociais no planejamento e desenvolvimento de estratégias para a captação e aplicação de recursos.

O coordenador do curso de Gestão Pública, Eder Rodrigo Gimenes, comenta que uma das fraquezas do terceiro setor é a falta de profissionalização, por isso surgiu a ideia de criar o Capacita. “A UniCesumar oferece a estrutura para a realização dos módulos do Capacita OSC, que dá esse apoio essencial aos gestores das associações. Esse treinamento amplia a oportunidade de as entidades conquistarem apoiadores e recursos para o desenvolvimento dos projetos”.

O último módulo do Capacita OSC será realizado no segundo semestre deste ano e a temática será definida por uma pesquisa com os participantes que estiveram no terceiro módulo. “A definição de data decorrerá da escolha do tema e de contatos com palestrantes, mas nossa expectativa é de um novo encontro entre setembro e outubro. Os participantes recebem certificados em cada edição”.

O palestrante, Ricardo Falcão, destacou a importância de apresentar a justificativa do projeto de forma clara e objetiva e de manter um bom relacionamento com os parceiros e patrocinadores. “Outro ponto importante é divulgar as ações realizadas pela ONG, com apoio e orientação de profissionais de comunicação. É fundamental que os gestores administrem a entidade com a mesma seriedade e planejamento de uma empresa”.

Ricardo Falcão possui 50 anos de experiência nas áreas de responsabilidade social, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico e captação de recursos.  Atuou por onze anos como analista financiador na Organização das Nações Unidas (ONU), United States Agency for International Development (USAID) e em organizações da sociedade civil. Gerente da RFalcão Consultoria e Planejamento, é professor do curso de elaboração de projetos e a captação de recursos do MBA em gestão cultural e em gestão social da Universidade Candido Mendes e do MBE em Terceiro Setor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.