UniCesumar sediou encontros com o tema “Como ingressar e investir no mercado exterior”

Eventos foram realizados em Maringá e Londrina e trataram sobre investimentos na Flórida-EUA e no Paraguai

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da sociedade e incentivar as empresas das regiões de Maringá e Londrina a investirem no comércio internacional, a UniCesumar sediou, nos dias 8 e 9 de abril, workshops de orientação para empresários sobre o mercado exterior. Os eventos foram realizados nas duas cidades e receberam representantes de empresas, profissionais de economia, agronegócio, representantes da instituição, alunos de Pós-Graduação e investidores do Paraguai e do estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Os encontros foram realizados pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, uma organização de divulgação mundial dos potenciais econômicos da Região Norte do Paraná, que busca investidores e desenvolve ações de suporte, atração e desenvolvimento de novos negócios. A agência é parceira do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx), desenvolvido pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).

O coordenador do PEIEx em Maringá e Londrina e organizador do evento, Nivaldo Forastieri, destaca a importância de a instituição de ensino apoiar o desenvolvimento econômico da região. “Mais uma vez a UniCesumar está à frente de seu tempo. Trazendo o mais importante programa da Apex-Brasil, que já atendeu no estado do Paraná 4 mil indústrias, atraindo os empresários. Nosso objetivo é fazer esse laço entre a universidade e o setor empresarial”.

Neste propósito de fomentar a economia brasileira e sanar possíveis dúvidas sobre como investir no mercado exterior, foram realizadas explanações sobre as parcerias comerciais do Brasil. Segundo o membro do conselho Brazilian-American Chamber of Commerce of Flórida (Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos - Flórida), Carlos Mariaca, o Brasil é o principal parceiro comercial do estado da Flórida. “O total de comércio entre o Brasil e Flórida no ano passado foi um pouco mais de US$ 20 bilhões. Esse número é basicamente a soma das importações e exportações. Os EUA têm 50 Estados, mas a Flórida representa quase um terço de todo o comércio entre esses dois países”, enfatizou.

APOIO

A UniCesumar investe em conhecimento e qualificação profissional dos alunos. Por esse motivo, sediar eventos que debatem o comércio exterior também proporciona maior bagagem aos acadêmicos da instituição. “Investimos em pesquisa, temos a felicidade de ter convênios com algumas universidades dos Estados Unidos e nós acreditamos nesse intercâmbio de informações”, explicou a Pró-reitora de Ensino da UniCesumar, Andrea Carla Alves Borim.

Para o Diretor de Pós-Graduação da Instituição, José Alberto Provenzano, o meio acadêmico pode oferecer serviços também que proporcionam o auxílio no desenvolvimento das empresas. “As empresas que não tem experiência com exportação têm muitas dúvidas de como iniciam esse processo e precisam ser qualificadas e preparadas para que esse desejo se torne realidade”, enfatizou.

A Pós-Graduação da UniCesumar trabalha em parceria com diversos programas e contribui com os processos de preparo da empresa, ministrando cursos e treinamentos quando necessário.

PEIEX

O PEIEX é um Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela agência Apex-Brasil na intenção de que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Nos próximos 2 anos, o programa será abrigado pela UniCesumar, junto ao Departamento de Pós-Graduação Presencial, e o atendimento às empresas será gratuito, exigindo apenas que as empresas dediquem tempo e investimento próprio para completar todo o processo.

As principais etapas do programa envolvem a medição do potencial exportador da empresa e em sequência a entrega do diagnóstico do negócio, que envolve o nível de prontidão da empresa para a exportação.