Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar sediou evento sobre Mobilidade Sustentável

Debate foi realizado pela Unicesumar, Assembleia Legislativa do Paraná/Comissão de Meio Ambiente, OAB, Circular Cultural e Advocacia Moreno

Autoridades, representantes públicos, especialistas, ativistas e a comunidade participaram, no dia 25 de abril, do evento “Mobilidade Sustentável em Debate”, que tratou das inovações, sustentabilidade, segurança e qualidade de vida para a população na área de mobilidade. O encontro foi realizado no auditório dona Etelvina da UniCesumar, com apoio da Coordenadoria do curso de Arquitetura e Urbanismo, e foi mediado pelo jornalista e professor Gilson Aguiar.

O presidente da Mantenedora Cesumar, Claudio Ferdinandi, participou da ação e falou da importância do planejamento urbano para que a mobilidade das pessoas não seja um problema. “O mundo passa por frequentes transformações, por isso o debate sobre esse assunto precisa ocorrer sempre”.

Ferdinandi destacou que a UniCesumar tem desenvolvido projetos e ações que valorizem um trânsito mais seguro e sustentável, citando o Bicicletário da Instituição, que disponibiliza gratuitamente o uso de bicicletas para os acadêmicos.

O deputado Estadual Goura falou da alegria de estar em Maringá para debater a mobilidade sustentável. “A gente precisa planejar o futuro das cidades. Que cidade queremos deixar para os nossos filhos?  E a mobilidade é central, reflete na qualidade de vida da população. Convivemos com uma cifra assustadora de 60 mil mortes por ano no trânsito e penso que são por meio de políticas públicas que podemos mudar essa realidade”.

O advogado Cesar Moreno agradeceu todos os parceiros que apoiaram a ideia de promover o debate sobre mobilidade sustentável. “Temos que fazer mais pela nossa cidade e debater assuntos como esse é uma forma de contribuir. A população vem crescendo a cada dia e a mobilidade é o que nos preocupa. O trânsito em Maringá já está muito difícil e por isso precisamos repensar a forma de locomoção”.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, falou que a Prefeitura está atualizada às demandas do trânsito e que “estão realizando obras que contemplam ciclovia ou ciclofaixas”. Para o vereador Sidney Telles, é preciso parar de privilegiar os automóveis no trânsito, pois “há outros meios de locomoção que são mais sustentáveis e refletem positivamente em um trânsito mais ágil”.

Os principais temas debatidos no encontro foram “Mobilidade Sustentável – Um novo conceito”; “Vou de Bike”; “Os desafios da Mobilidade nas Cidades”; “Trânsito – Liberdade e Segurança”; “Transporte Coletivo com economia e eficiência, é possível?”.

Últimas notícias

Categorias