Unicesumar
Unicesumar

Unindo saúde e tecnologia, “Wheelchair Technology” vence Startup Garage 2019

Projeto consiste em sistema integrado à cadeira de rodas que torna o usuário capaz de move-la pela íris

A final do Startup Garage 2019 foi marcada por projetos inovadores e dedicados a criar soluções para a sociedade. Desses, destacou-se a “Wheelchair Technology”, que foi escolhida como iniciativa campeã da competição. A decisão foi revelada na última quarta-feira (30), após as startups serem demonstradas a representantes da UniCesumar, Sebare e Senai.

O projeto vencedor consiste em um sistema integrado à cadeira de rodas que possibilita o usuário de move-la por meio da íris dos olhos e foi desenvolvido pelo trio liderado por Maicon Douglas Leles da Silva, aluno dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia de Controle e Automação da UniCesumar. “Não entendíamos nada sobre startups, mas colocamos os nossos conhecimentos sobre engenharia e hoje competimos com startups que têm grandes potenciais.”

Para ele, a iniciativa de unir saúde e tecnologia é importante, pois “várias instituições estão focadas nisso. Essa é uma porta aberta para nós e a UniCesumar cheguemos a um resultado bem satisfatório”.

STARTUP GARAGE

Em maio deste ano, oito equipes participaram de workshops para prepararem a própria startup, que incluiu bate-papo com especialistas, apresentações para empresários, mentorias e consultorias. Após a apresentação, os membros equipe vencedora ganharam vagas para o Empretec, do Sebrae, além de bolsas de pós-graduação na UniCesumar.

Segundo a coordenadora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Azevedo, tanto os empreendedores quanto as instituições envolvidas são beneficiadas pelo Startup Garage. “É uma chance de estimular os alunos a pensarem como empreendedores e sentirem na pele as dificuldades de empreender. Com o apoio da Instituição e do Sebrae, esse desafio se torna mais fácil, mais rápido e resulta em startups mais consolidadas e coerentes com as demandas da sociedade”, declarou.

01

Últimas notícias

Categorias