Unicesumar
Unicesumar

V Jornada da Liga de Urgência reúne alunos e profissionais da área da saúde na UniCesumar

Evento ocorreu no dia 6 de agosto e foi composto por palestras de especialistas em atendimento emergencial

Como forma de valorizar o aprendizado e a troca de experiências entre alunos e especialistas, a UniCesumar sediou nesta terça-feira (6) a V Jornada da Liga de Urgência, Emergência e Trauma. Além dos alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde, o evento reuniu acadêmicos de outras instituições, bem como profissionais que já atuam em hospitais de Maringá e região.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, o evento tem dois aspectos importantes: agregar conhecimento aos alunos e conscientizá-los sobre o atendimento emergencial. “É a oportunidade para que os estudantes conheçam novas técnicas e identifiquem como o aprendizado deles é aplicado na prática”, disse.

O professor Marcos Rogério Bitencourt, médico responsável pela Liga Acadêmica, contou que esse, neste ano, a ideia foi trazer palestrantes de outros locais do Brasil para valorizar ainda mais o evento. “Além dos profissionais extremamente competentes que temos em nossa cidade, esse é um estímulo para os participantes conhecerem ideias de médicos de outros centros”, ressaltou.

Segundo Bitencourt, o tema em si é de extrema importância. “Por ser uma liga de emergência, nós temos a responsabilidade de estimular esses profissionais a se capacitarem cada vez mais para um bom atendimento nas salas de urgência. No fim, quem ganha com isso é sempre o paciente.”

MÉDICOS ESPECIALISTAS

O cirurgião especialista em trauma Dr. Ricardo Stefanelli, convidado para falar sobre atendimento fora a vítimas no local de acidentes, trabalha com área desde 1992. “Falar sobre atendimento pré-hospitalar para os alunos oferece um ganho muito grande na atuação de profissionais que, no futuro, irão trabalhar em SAMUs, SIATEs e outros serviços de emergência”, disse o médico, revelando que esse é um campo que está em constante expansão.

O outro médico palestrante do evento foi o Dr. Reiby Mustafa, que veio de Campo Grande (MS) para falar sobre ultrassom hemodinâmico nos pacientes em estado crítico. Segundo ele, é preciso apresentar conceitos que possam ser utilizados em casos de emergência. “O método traz benefícios na conduta terapêutica, em relação até à diminuição de mortalidade nos pacientes atendidos por médicos que usam esse recurso para fazer diagnósticos”, ressaltou.

EXPERIÊNCIA PARA OS ALUNOS

Para Iago Fontana, aluno do 4º ano de Medicina na UniCesumar e líder da Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Trauma, oferecer eventos como esse é algo necessário diante de um cenário profissional tão exigente. “Hoje, a educação está cada vez mais acessível a todos e quem é profissional, independentemente da área de atuação, sabe a importância de estar atualizado.”

Como futuro médico, Iago comemorou a chance de estar em contato com profissionais que são referência na prática médica. “Além de compartilharem conosco o conhecimento e suas experiências profissionais, eles nos guiam como exemplos em nossa carreira. Nos motivam a correr atrás de nossos sonhos, e a ser em referência na área, assim como eles”, relevou.

Últimas notícias

Categorias