V Seminário Interdisciplinar discute a função das novas tecnologias na educação

Iniciou ontem no Cesumar (Centro Universitário de Maringá) o V Seminário Interdisciplinar de Educação com o tema “Em busca de Inclusão Social e Digital na Educação”. O evento é direcionado para acadêmicos e profissionais das áreas de Letras, Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológias e tem por objetivo discutir o papel das novas tecnologias no processo de aprendizagem.

O seminário foi aberto com apresentações da Orquestra Filarmônica do Cesumar e grupos de dança do curso de Educação Física da Instituição. Estiveram presentes no evento o pró-reitor acadêmico do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi, o secretário de Educação de Maringá, Manoel Gomes - representando o prefeito Silvio Barros - e a diretora de Pesquisa do Cesumar, Ludhiana Bertoncello.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor em psicologia na educação pela PUC-SP, Marcos Masetto. Ele abordou o tema “As novas tecnologias e a competência pedagógica do professor”. Segundo Maseto, o professor precisa estar sempre numa atitude de abertura para o que vem de novo, preocupar-se com as mudanças, no sentido de que sempre colaborem com a educação da população.

“As novas tecnologias são técnicas, temos de trabalhar com elas de forma que ajudem na educação. O fato de as escolas adquirirem computadores para os alunos não quer dizer que a aprendizagem será melhor. A internet pode ser um excelente recurso para o aluno aprender a pesquisar, a raciocinar, pensar, desenvolver uma atitude crítica. É necessário saber trabalhar com recursos e técnicas, as novas tecnologias respondem apenas a uma parte do processo de aprendizagem”, explica Masetto.

Ludhiana Bertoncello disse que as discussões sobre as novas tecnologias já saíram do campo teórico, mas que ainda há barreiras a serem enfrentadas. Durante o evento, haverá sete palestras, seis oficinas, 24 minicursos e 192 apresentações de trabalhos. O seminário vai até sábado, dia 16.