Unicesumar
Unicesumar

V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, maio/2017, Foz do Iguaçu/PR)

cleiltanProfessora: Cleiltan Novais

Evento: V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, maio/2017, Foz do Iguaçu/PR)

A pós-doutoranda do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas (PPGTL), doutora Cleiltan Novais da Silva, participou do V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (V Sigera), realizado na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 09 a 11 de maio de 2017. O Sigera é um evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) e tem como principal objetivo reunir a comunidade técnico-científica para discussões sobre o gerenciamento adequado dos resíduos gerados por sistemas agropecuários e agroindustriais, baseando-se nos conhecimentos e tecnologias que promovam a sustentabilidade.

O evento contou com palestrantes de diferentes países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Brasil e foram abordados temas como: uso de resíduos como fertilizantes, tecnologia e tratamento de resíduos, impacto dos resíduos no sistema água - solo - água- ar e planta, produção de energia a partir de resíduos, entre outros. Na ocasião a pós-doutoranda participou do minicurso “Aproveitamento de resíduos lignocelulósicos para a produção de biocombustíveis” ministrado pela Drª Mônica Coca (University of Valladolid/Spain).

A participação da pós-doutoranda no Simpósio Internacional incluiu a apresentação dos trabalhos “Influência da aplicação de torta de filtro sobre a nodulação e germinação da soja” e “ Estudo sobre o manejo de resíduos em leiterias”, em que o primeiro foi desenvolvido pelo aluno de mestrado do PPGTL, orientado pela prof.ª Francielli Gasparotto e o segundo foi elaborado pelos alunos da graduação em Medicina Veterinária e Engenharia da produção sob a orientação da prof. ª Márcia Andreazzi.

O evento foi muito interessante, pois a área abordada por ele relaciona-se diretamente com uma das linhas de pesquisa do PPGTL, e, por se tratar de um tema recente, necessita de muitas discussões para sua expansão e obtenção dos resultados almejados pelos pesquisadores junto à comunidade.

 

Últimas notícias

Categorias