Vestibular recebe mais de 2 mil candidatos de fora

O Vestibular do Cesumar, ontem (26), ocorreu dentro da normalidade. Apesar do forte calor, houve poucos registros de atendimento no posto de enfermagem. Cinco vestibulandos precisaram ser atenditos devido a crises nervosas. Nas salas, os candidatos receberam água e barras de cereais oferecidos pela instituição.

Um total de 3.252 candidatos fizeram a prova. Cinco deles prestaram na sala de alunos especiais. O vestibular começou às 14 horas e terminou às 18h30. Uma hora e meia após o início das provas os primeiros candidatos começaram a deixar as salas de aula.

Dos candidatos inscritos, 2 mil aproximadamente eram do Paraná, sendo que 54,39% residem em Maringá. Os municípios paranaenses como maior número de inscritos foram Campo Mourão, Marialva, Cianorte, Paranavai, Astorga, Colorado, Londrina, Arapongas, Foz do Iguaçu e Engenheiro Beltrão.

Pais acompanham

Muitos pais vieram acompanhar os filhos no vestibular. Ailton de Olizzete da Luz e a esposa Roseli Fernandes Tereza, de Apucarana, acompanharam a filha Priscila, que prestou o exame para o curso de Moda. O pai muito animado explicou que a filha tem vocação para a profissão desde pequena, “sempre desenhou e ela mesma faz as suas roupas”, contou. Ele disse que a família optou pelo Cesumar porque fez uma pesquisa e o curso daqui foi o mais apontado.

Outros que acompanharam o filho Edilso, que prestou para Fisioterapia, foram Eliane e Edilso Oliveira da Silva, de Anaurilândia (MS). Segundo a mãe, o filho já havia iniciado um curso em Campo Grande, mas resolveu mudar de faculdade. “Ele escolheu o Cesumar por ser mais perto de casa, porque a faculdade tem uma estrutura que atende às suas expectativas e também porque já tem primos estudando em Maringá”, informou a Eliane.

Escolha

Estudantes de todo o Paraná e ainda de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina prestaram vestibular no Cesumar.

O paraense Tiago Souza Cardoso, da cidade de Altamira, disse que procurou o Cesumar por indicação do pai, que veio conhecer a cidade recentemente e ficou impressionado com a instituição. Ele tem tios de segundo grau que moram em Maringá e isso facilitou. Tiago fez vestibular para Administração e pretende voltar para a sua cidade depois de formado para cuidar dos negócios da família.

Andréia Levien Zanini, de Capão do Leão, 20 quilômetros de Porto Alegre (RS), é outra estudante que veio de longe. Ela escolheu Gastronomia, descartando o curso em uma outra faculdade no seu próprio estado. “Tios meus que moram aqui me deram a dica do Cesumar. Eu entrei no site e gostei muito da estrutura do curso, além de ser mais barato do que o outro que eu estava vendo. Então, optei em vir para cá”, disse a estudante que pela primeira vez veio a Maringá.

Já a candidata Bárbara Correa, de Osasco (SP), veio prestar Nutrição no Cesumar porque preferiu uma cidade menor. “Eu queria sair de São Paulo, conhecer outros estados. Tive boas referências do Cesumar e decidi vir para cá, onde também tenho parentes”, explicou a estudante.