VI Encontro de Administração da Informação ENADI, Mai./2017 – Curitiba/PR)

reginaldo

Professor: REGINALDO APARECIDO CARNEIRO

Evento: VI Encontro de Administração da Informação ENADI, Mai./2017 – Curitiba/PR)

A ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil. Congrega programas de pós-graduação stricto sensu, representando os interesses das instituições filiadas junto à opinião pública e atuando como órgão articulador dos interesses dos programas perante a comunidade científica e os órgãos governamentais responsáveis pela gestão da educação e desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país.

O VI Encontro de Administração da Informação - EnADI foi realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2017, na cidade de Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR sob promoção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração/ANPAD e de responsabilidade da Divisão Acadêmica de Administração da Informação - ADI. O EnADI é um espaço de discussão de temas relevantes no âmbito da Divisão. O trabalho apresentado teve como tema “um estudo da comunicação em gestão ágil de projetos”.

Em linhas gerais, o artigo contribui com uma revisão sistemática da literatura a partir da análise da produção científica sobre comunicação e gestão ágil de projetos. O objetivo foi de analisar direcionamentos para novos estudos sobre a relação entre os temas comunicação e gestão ágil de projetos. Para tal, foram analisados 23 artigos, publicados entre os anos de 2000 e 2016. O trabalho concluiu com a identificação de oportunidades de pesquisa para melhor compreensão de aspectos da relação entre os temas, a exemplo de envolvimento dos integrantes da equipe, papel e envolvimento do cliente, diferenças entre equipes ágeis e não ágeis, entre outros. Estudos futuros também foram sugeridos. Importante ressaltar que esse trabalho foi proveniente do recorte de um artigo que fora submetido em meados de Janeiro do corrente ano para o International Journal of Information Management (IJIM), com classificação A1 pela Qualis tanto em Engenharias III quanto em Administração de Empresas.