Vice - Presidente de Associação de Suinocultores grava aula para alunos da EAD

O coordenador do curso de Agronegócio do ensino a distância do Cesumar,  Sílvio Silvestre Barczsz, recebeu na última sexta-feira(13), o vice-presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS),   José de Paula Jorge Filho e o diretor de Organização e Eventos da região Norte do Paraná, Luiz Alfredo Cioffes.

O objetivo desse encontro foi a gravação de uma aula que, em breve, será transmitida para todos os alunos do ensino a distância de Agronegócio. Os convidados apresentaram um panorama da suinocultura brasileira e discutiram temas como perspectiva do setor, projeção do mercado, importação, exportação e impacto na região.

Durante a exposição, José de Paula Jorge Filho contou um pouco da evolução desse mercado, frisando que na última década  houve um ganho no espaço de exportação. Hoje o Paraná tem cerca de cinco milhões de cabeças suínas,  é o 3º maior produtor e o 4º maior exportador do setor.

Para Jorge Filho, uma cadeia sustentável precisa depender dela mesma e ele afirma que o setor da suinocultura está a cada dia conquistando esse espaço. Luiz Alfredo Cioffe é aluno do 2º ano do ensino a distância de Agronegócio do Cesumar e comentou sobre o impacto do setor na região, além de complementar, com dados, vários outros assuntos discutidos.