Unicesumar
Unicesumar

Vice-presidente do CFF abre Jornada de Farmácia


A 8ª Jornada de Farmácia da Unicesumar teve início ontem (10), no Auditório Joaquim Lauer. Estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Cristiane Mello David, o coordenador do curso, Sidney Edson Mella, e docentes de farmácia. A palestra de abertura, intitulada "A profissão farmacêutica na atualidade e perspectivas para os novos profissionais",  foi proferida pelo vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Valmir de Santi.

Mella abriu as atividades da noite e saudou os estudantes, professores e profissionais presentes, desejando que todos tenham dias de intenso aprendizado. "Esta jornada é para o crescimento de todos vocês, para que mudem e atualizem a prática acadêmica e a carreira profissional também", afirmou.

Durante a palestra de Valmir de Santi, o vice-presidente apresentou o cenário do mercado de trabalho do farmacêutico. Atualmente são cerca de 176 mil profissionais nesta área, que possui mais de 70 possibilidades de atuação. "Mesmo com essa grande gama de possibilidades, a maior fonte de emprego para os profissionais são as farmácias e drogarias, que absorvem 80% dos farmacêuticos", destacou.

Santi destacou a recente a aprovação pelo CFF de resolução que institui a prescrição farmacêutica. A normativa  amplia o campo de atuação do farmacêutico e consolida este profissional como referência em saúde e informação sobre medicamentos. "Justamente na área em que mais estamos concentrados e que é a nossa especialidade", completou.

O vice-presidente do CFF explicou que a prescrição farmacêutica poderá ser feita para os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição. No caso de medicamentos que exijam prescrição médica, faculta-se ao farmacêutico o estabelecimento de acordos de colaboração com os prescritores.

Para isso, o CFF proporá ao Ministério da Saúde, protocolos institucionais ou normativas técnicas a serem estabelecidas pelo órgão e demais esferas de gestão sanitária. "O objetivo é regulamentar de que forma poderá se dar a atividade do farmacêutico no início, adição, manutenção, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente", esclareceu Santi.

Prescrição farmacêutica pelo mundo e no Brasil

São dois os modelos de prescrição farmacêutica adotados no mundo: o independente e o dependente.

Independente - é realizado por farmacêutico licenciado como prescritor, com base na formação clínica e em treinamento feito em determinada área de atuação (Residência Farmacêutica). Este modelo é adotado no Reino Unido e no Canadá.

Dependente - efetuado por meio de protocolo, em parceria (voluntária ou não) entre profissionais de saúde e Instituições de Saúde, para manejo clínico de pacientes e da terapia medicamentosa.

No Brasil - O CFF optou pela prescrição dos medicamentos isentos e pela prescrição farmacêutica dependente, que pode ser colaborativa, suplementar, repetição da prescrição, protocolo e prescrição ou indicação farmacêutica. Veja mais sobre cada uma:

Colaborativa - adotada nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. É considerada a especialização do farmacêutico e o médico e o farmacêutico dividem os riscos e a responsabilidade pelos resultados. O médico faz o diagnóstico e o farmacêutico seleciona, inicia, monitora, modifica e continua ou descontinua o tratamento.

Suplementar - ocorre nos Estados Unidos e Reino Unido. O médico faz o diagnóstico e seleciona e inicia a terapia medicamentosa e o farmacêutico realiza o manejo: monitora, modifica, registra fatos clínicos, e reencaminha. Pode prescrever todos os medicamentos, conforme uma lista pré-definida e consulta o médico, sempre que necessário.

Repetição da prescrição - modelo dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. Caracteriza-se pela atuação do farmacêutico na continuidade de um tratamento já iniciado. No protocolo destinado a grupos de pacientes (PGD), que é adotado no Reino Unido e Austrália, um grupo de pacientes é acompanhado pelo farmacêutico, conforme um protocolo de atenção.

Prescrição ou indicação farmacêutica - é baseada em formulário de medicamentos, sendo exclusiva para determinadas doenças. É praticada nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Portugal e França, em farmácias comunitários, em sala de acompanhamento.

Jornada de Farmácia

A programação da jornada segue até a próxima quinta-feira (12) com palestras e cursos que acontecem durante todo o dia. Para saber mais detalhes, acesse a página do evento de Farmácia.
    

Últimas notícias

Categorias