Visitas técnicas: Acadêmicos de Biomedicina vivenciam a teoria na prática

Alunos de Ponta Grossa conheceram o IML de Curitiba e o Laboratório Dasa-Frishimann, em São José dos Pinhais

Desenvolver atividades práticas que demonstrem a teoria ministrada em sala de aula é uma das maneiras de preparar o profissional para o mercado de trabalho. Nesse sentido, os alunos de Biomedicina do Campus de Ponta Grossa participaram de visitas no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e no Laboratório Dasa – Frishimann, de São José dos Pinhais. O objetivo da ação foi ampliar o conhecimento das áreas de atuação do biomédico, além de conscientizar sobre o crescimento do uso de tecnologias e inovações na área da saúde.

As visitas fazem parte das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Biologia e Bioquímica Humana. No IML, os estudantes conheceram a estrutura do local e tiveram acesso a informações sobre investigação criminal. No laboratório, por exemplo, puderam compreender a otimização do processamento e análise de grande fluxo de amostras, e entender a amplitude da biotecnologia e novas buscas para melhorar o diagnóstico laboratorial.

A coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Tatiana Stremel, explica que na visita os alunos puderam dimensionar a importância da investigação clínica de patologias. “Essas são atividades que proporcionam aos nossos alunos conhecerem áreas de atuação do biomédico como bioinformática e start up da saúde. O acadêmico da UniCesumar tem o contato com o mercado de trabalho desde o primeiro ano, vivenciando realidades diferenciadas. Isso dá a ele segurança para que, ao se formar, selecione uma área de atuação que mais lhe agrade”.