Wilson Matos apresenta parecer favorável ao projeto que transforma Terra Roxa em Capital Nacional da Moda Bebê

O senador Wilson Matos (PSDB/PR) foi escolhido relator do Projeto de Lei da Câmara (PLC 79/2014) apresentado pelo deputado paranaense Reinhold Stephanes, que confere ao Município de Terra Roxa, no Noroeste do Estado, o título de Capital Nacional da Moda Bebê. "O município é referência nacional como polo de produção de vestuário infantil", justificou o autor.

No parecer encaminhado à Comissão de Educação, favorável à aprovação, Wilson Matos destaca a importância do município de Terra Roxa, que, depois de uma crise na economia cafeeira, passou  a se destacar por sua indústria de confecção infantil. Atualmente 50 empresas desse ramo geram 3.500 empregos diretos e indiretos.

"O projeto destaca que a concessão do título se constitui oportunidade de o Poder Público reconhecer oficialmente a excelência da atuação do município nesse setor da economia nacional, prestando homenagem ao esforço da população local e divulgando-o para todo o País. Desde a década de 1990, o empresariado local tem atuado como indutor do desenvolvimento econômico e social do município, gerando empregos e fazendo com que a região se tornasse referência no contexto da indústria de confecção infantil. Reconhecer essa iniciativa é medida que valoriza o espírito empreendedor do empresariado da região e, indiretamente, a constante busca por excelência da indústria brasileira como um todo. Consideramos, portanto, justo conferir ao Município de Terra Roxa o título de Capital Nacional da Moda Bebê", disse o senador Wilson Matos no parecer.

A relevância da atuação terra-roxense no contexto da produção de roupas infantis já foi reconhecida oficialmente pelo Estado do Paraná que, com a edição da Lei nº 17.058, de 2012, declarou o Município de Terra Roxa Capital da Moda Bebê do Estado do Paraná.