Wilson Matos visita escola de Ivatuba destacada pelo MEC

Intenção é buscar modelo que possa servir para outros municípios

Defensor incansável de um projeto nacional que privilegie a qualidade da educação, o reitor do Cesumar e senador Wilson Matos visitou sexta-feira a Escola Afrânio Peixoto, de Ivatuba, que aparece em 8º lugar no novo índice de avaliação do ensino divulgado semana passada pelo MEC. A intenção imediata do reitor foi perceber quais as diferenças que fazem com que a escola se destaque, mas ele também está preocupado em aprofundar as análises para buscar soluções para a educação no país.

Wilson Matos, acompanhado por três professores do Cesumar, foi recebido pelo prefeito da cidade, Adolpo Semprebom, a quem cumprimentou pelo desempenho do município. Conforme Semprebom, "Ivatuba está glorificada com o resultado". O prefeito agradeceu a visita do senador e disse: "todos nós sabemos a dedicação que você tem com a educação e isso nos move para a frente. Você sabe qual o caminho que devemos seguir para conseguir uma melhor educação. Por isso entrou na política, e nós somos gratos a todo o seu trabalho".

O reitor Wilson Matos não só visitou a escola ao lado da chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Adelaide Colombari, como colocou uma equipe do Cesumar à disposição para fazer um diagnóstico das duas escolas paranaenses que estão em extremidades opostas: a  escola Afrânio Peixoto, entre as melhores, e a escola de Ramilândia, também no Paraná, que  aparece na última posição entre todos os municípios brasileiros no ranking do MEC.

"Precisamos entender melhor o que acontece com estas duas escolas e, em cima de um estudo, elaborar propostas de melhoria do ensino que possam servir a todo o país", esclareceu Matos. Para ele, alguns fatores primordiais levaram a escola de Ivatuba a estar entre as dez melhores do país e o principal deles é o "comprometimento da equipe escolar e do prefeito da cidade [em sua terceira gestão] com a educação verdadeira".  A escola adotou treinamento constante para os professores, introduziu o ensino de  filosofia a partir do  pré-escolar três e o uso de material concreto no ensino da matemática. Além disso, oferece aulas de reforço para alunos com dificuldade de aprendizagem, dentre outras medidas.