World Congress on Public Health, abril/2017, Melbourne/Austrália

mirian1-1Professora: Mirian Ueda Yamaguchi

Evento: 15th World Congress on Public Health, abril/2017, Melbourne/Austrália

O Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde – PPGPS esteve representado pela Profa. Dra. Mirian Ueda Yamaguchi no 15th World Congress on Public Health, que aconteceu entre os dias 03 a 07 de abril de 2017, na cidade de Melbourne, na Austrália.

O evento reuniu mais de 2.700 integrantes de governos, academias, indústrias, empresas privadas e da sociedade civil de 83 países, para discutir temas em evidência relacionados ao impacto social, ambiental, econômico e político sobre a Saúde Pública.

Dentre as pesquisas realizadas pela professora Mirian, foram apresentados dois trabalhos científicos produzidos por alunos do mestrado e da iniciação científica da UNICESUMAR em colaboração com pesquisadores de outras instituições: Predictors of Adhesion to Antihypertensive Treatment de Alcione Oliveira de Souza (PPGPS), Rubiana Neves Ramos (curso de Medicina) e Edivan Rodrigo de Paula Ramos (UFSE) e The ‘More Doctors Program’: challenges to overcome inequities of public health system in Brazil de Janaína  Alves Guilherme (PPGPS), Sônia Cristina Vermelho (UFRJ)e Ely Mitie Massuda (PPGPS).

Como resultado deste encontro, os profissionais e representantes dos governos, que se fizeram presentes, elaboraram documento pedindo aos líderes dos governos que tornem a saúde pública uma prioridade, e lembraram, ainda, a importância dessa tarefa estar em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisadora aproveitou sua estada na Austrália para reunir-se com a equipe das pesquisadoras Melanie Keep e Melissa Brunner, na Faculty of Health Science, da University of Sydney. O encontro permitiu a divulgação das pesquisas realizadas pela professora Mirian juntamente com os professores Dr. Tiago Franklin Lucena, Prof. Dr. Marcelo Picinin Bernuci, Profa Dra Ely Mitie Massuda e demais professores e alunos do PPGPS, com foco nas tecnologias eHealth e mHealth. Como resultado, vislumbrou-se futuras colaborações entre os grupos das duas instituições que realizam pesquisa na mesma área.