Unicesumar
Unicesumar

X Congresso Anual da ABDE, Agosto/2017 – Porto Alegre/RS

JulianaO evento já se encontra na sua décima edição reunindo estudiosos da análise econômica do Direito (AED) nacionais e internacionais, como o prof. Todd Henderson, da Universidade de Chicago, contando, ainda, com o juiz Sérgio Moro para a conferência inaugural, na qual defendeu a prisão em 2ª instância contra corrupção sistêmica.

Sob esta perspectiva, juristas e economistas puderam debater sobre variados temas, tais como a análise econômica do direito societário, tributário, ambiental, da judicialização da saúde e, ainda, criminalidade, reforma trabalhista e métodos de solução de conflitos. É inegável a importância da economia para o Direito, possibilitando a este, averiguar a eficiência das normas jurídicas.

Nesse contexto, o trabalho “Análise Econômica da recuperação judicial consubstanciado na análise estatística dos dados do Serasa Expedian” foi apresentado pela Prof. Dra. Juliana Marteli Feriato e sua orientanda no mestrado em Ciências Jurídicas, Giovanna Rosa Perin de Marchi, pelo qual verificou-se que, há muito que se implementar a título de reforma da Lei de Recuperação Judicial, todavia, ao analisar os dados diante da crise econômica que acabou a sociedade brasileira nos últimos anos, a referida Lei se mostra eficiente ao se comparar a legislação anterior no que concerne ao soerguimento da empresa, que exerce papel fundamental na sociedade, oferecendo empregos, recolhendo tributos e, inclusive, contribuindo para a dignidade do próprio empresário.

Últimas notícias

Categorias