XXX Congresso Brasileiro de Genética Médica, Rio de Janeiro/RJ, maio/2018.

rjO CBGM é um congresso multidisciplinar e multiprofissional que atende diversas especialidades médicas e não médicas envolvidas na assistência clínica aos pacientes com doenças genéticas e seus familiares. Possibilita a oportunidade de troca de experiências entre toda a comunidade envolvida - científica e civil, com a temática das doenças genéticas, das prevalentes às mais raras no Brasil, nas suas diferentes faixas etárias e respectivas janelas de oportunidade para o diagnóstico (em que pese os inúmeros avanços na triagem neonatal), prevenção e acesso precoce a tratamentos especializados a diversas destas doenças.

Além disso, promove discussões nos campos do ensino e da pesquisa das áreas afins, à luz dos recentes avanços na compreensão dos mecanismos genômicos e bioquímicos que se traduzem em entendimento das diferentes manifestações clínicas e possibilidades terapêuticas e diagnósticas laboratoriais muito avançadas.

Minha participação no Congresso foi fundamental para o constante aprendizado em uma área que se atualiza diariamente, além de fortalecimento de rede de contatos com outros professores/pesquisadores. Proporcionou experiências de aprendizado, possibilitando com que minhas aulas em Genética Médica para o curso de Medicina fiquem ainda mais atualizadas e interessantes para os alunos. Ainda, trouxe ideias em relação às pesquisas que poderão ser desenvolvidas na Instituição.

Por fim, mas não menos importante, o recebimento do Prêmio do Instituto Genética Para Todos – 1º lugar – consolidou a importância e reconhecimento de nossa equipe. O prêmio nos deixou muito felizes e serve como um estímulo a todo grupo (Liga de Genética Médica – LAGeM), para que cresçamos ainda mais em termos de pesquisa básica e aplicada, assim como em novos eventos e ações que procuram levar o conhecimento dessa área tão interessante para toda a comunidade.