Unicesumar - Nova marca

Astronauta Marcos Pontes fala sobre superação na Unicesumar

Palestra do astronauta foi dirigida a público de aproximadamente 400 pessoas
  Notícia(s) Relacionada(s)
Em palestra feita hoje à tarde na Unicesumar para uma plateia de aproximadamente 400 pessoas, o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, disse que tudo na vida é possível de se alcançar quando se tem ousadia e se dá o primeiro passo. Ele fez uma palestra motivacional para estudantes, professores e pessoas convidadas pela instituição, falando do seu próprio exemplo.

Marcos Pontes contou parte de sua história. De origem humilde, ele falou das dificuldades que teve de vencer na vida e ressaltou que chegou onde está hoje porque sempre "teve sonhos". Mas não só isso, o astronauta disse que o estudo é essencial. "Eu acredito na educação, como o meio de transformar as pessoas", afirmou Pontes, que conseguiu por conta própria tornar-se piloto da Academia da Força Aérea Brasileira, ser instrutor de aviões de caça tanto no Brasil quanto em outros países, tornar-se engenheiro aeronáutico e ainda fazer dois mestrados e doutorado.

"Se eu fosse pensar no que as pessoas me diziam quando eu era jovem, de que para chegar onde eu desejava, precisava ser rico, eu não teria saído do lugar. E depois que consegui certos objetivos, também não parei. Minha orientação para vocês é: nunca se acomodem. Hoje em dia as carreiras evoluem numa velocidade impressionante e quem não acompanha a evolução fica fora do mercado", alertou.

Marcos Pontes também comentou sobre a crise na economia brasileira atual e disse que mesmo nestes momentos não se deve perder o rumo. "Faço aqui uma analogia a um voo que enfrenta uma tempestade. Você precisa alinhar a aeronave com o bico para cima e continuar seguro, porque logo aquela nuvem vai passar. Assim deve acontecer com o país. Não devemos desacreditar", afirmou.

Quanto ao Programa Espacial Brasileiro, o astronauta comentou que "tudo é muito insipiente ainda", mas ressaltou para os jovens que muitas possibilidades  estão surgindo na área espacial, quer no Brasil ou outros países, lembrando que não existe apenas a função de astronauta. "Neste campo há oportunidades em todas as profissões, quer para engenheiros, médicos, biólogos, psicólogos, administradores e muitas outras."

O astronauta que hoje vive à disposição do Governo Brasileiro para missões espaciais e desenvolve seus trabalhos tanto no Brasil quanto em Houston, nos Estados Unidos, é também autor de quatro livros, nos quais conta suas experiências. Ao final da palestra, ele promoveu uma sessão de autógrafos e fez muitas fotos com os convidados.

Marcos Pontes foi recebido e cumprimentado antes da palestra pelo reitor Wilson de Matos Silva e pelo presidente da Unicesumar e vice-prefeito Cláudio Ferdinandi. Diretores de várias áreas da instituição também acompanharam a palestra. Para o reitor Wilson Matos, promover esse tipo de evento é parte do esforço que a instituição faz para oferecer uma linha de conhecimento para seus alunos e equipe que faça a diferença em suas vidas e no papel que desempenham na sociedade.

» 30/03/2015 - Alunos de Design de Interiores realizam mostra de móveis restaurados
» 27/03/2015 - Mestrado realiza palestras com professores de renome internacional
» 27/03/2015 - Presidente da Unicesumar é homenageado em congresso de direito
» 27/03/2015 - Alunos da Unicesumar ficam com 1° e 3° lugares em prêmio estadual de Jornalismo