Participantes

1º Reality de Gastronomia
Wiviane Machado
Wiviane Machado
Polo: Águas Lindas de Goiás - GO
“No reality, vou aproveitar as dicas dos chefs para aprimorar meus conhecimentos e dar o meu máximo para ganhar a competição.”
Waleska Maciel
Waleska Maciel
Polo: Belo Horizonte (Floresta) - MG
“Adoro a adrenalina da cozinha, dos eventos e imagino que irei adorar participar de um reality.”
Viviane Pereira
Viviane Pereira
Polo: São Paulo (República) - SP
“Minha expectativa com o reality será primeiro aprender mais e observar tudo. Estou ansiosa para entrar na cozinha da Unicesumar.”
Suzana Flor
Suzana Flor
Polo: Tramandaí - RS
“Com o reality show, quero agregar conhecimento na prática, ter uma visão mais ampla da Gastronomia e trazer na bagagem muito conhecimento.”
Suelen Pereira
Suelen Pereira
Polo: Formosa - GO
“Minha expectativa com o reality é ganhar mais experiência e também me colocar à prova.”
Sandra Bispo
Sandra Bispo
Polo: Formosa - GO
“No reality Mão na Massa, vou mostrar o que realmente gosto de fazer, que é cozinhar.”
Roberto (Beto) Bellini
Roberto (Beto) Bellini
Polo: Boa Vista - RR
“O Mão na Massa é uma oportunidade a mais para interagir e aprender com outros colegas de diferentes lugares do Brasil e com os mestres da Unicesumar.”
Regina Oliveira
Regina Oliveira
Polo: Itajubá - MG
“Quero aprender muito nos workshops, viver experiências únicas, crescer muito como pessoa.”
Murilo Zandoná
Murilo Zandoná
Campus: Maringá - PR
“Vejo o reality como forma de criar uma experiência e contatos. Acredito que seja uma possibilidade de mostrar que posso mais.”
Mateus Corete
Mateus Corete
Campus: Maringá - PR
“No Mão na Massa, vou tentar mostrar um pouco do que eu sei, ganhar experiência e conhecimento.”
Maria Luiza
Maria Luiza
Polo: São Bento do Sul - SC
“Minha expectativa com o reality é aprender e crescer sempre mais, como profissional e como pessoa, além das amizades que faremos.”
Lesly Reis
Lesly Reis
Polo: Rio de Janeiro (Tijuca) - RJ
“Sou muito observadora e focada. Acho que isso me ajuda na concentração necessária para esse tipo de competição.”
Kathia Nani
Kathia Nani
Campus: Maringá - PR
“Acredito que o foco, a determinação e muita adrenalina que iremos ter me fez aceitar e entrar neste desafio.”
Jaqueline Silva
Jaqueline Silva
Polo: Presidente Prudente - SP
“Minha expectativa é aprender muito com os chefs, colegas participantes e conhecer pessoas que compartilham da minha paixão pela Gastronomia.”
Iza Reis
Iza Reis
Polo: Campo Grande - MS
“Minha expectativa com o reality é conseguir atuar da minha maneira, sendo exigente, perfeccionista e pontual.”
Hannison Felipe
Hannison Felipe
Polo: Barreiras - BA
“Quero viver novas experiências gastronômicas, conhecer novos pratos, novos temperos e aprender muito, pois acho todo tipo de experiência válida.”
Fellipe Mathews
Fellipe Mathews
Polo: Vitória da Conquista - BA
“Creio que tenho que ser muito humilde, saber ouvir as devidas orientações e sempre agir com inteligência e estratégia.”
Fabiana Santos
Fabiana Santos
Polo: Piúma - ES
“Minha expectativa é altíssima, vejo como uma grande oportunidade de aprendizado e inovação, uma troca de experiências.”
Eliana Gomes
Eliana Gomes
Polo: Feira de Santana - BA
“Certamente serão dias maravilhosos que levarei comigo para sempre. Vou me dedicar muito, fazendo o que amo da melhor maneira e com determinação.”
Edivam Gomes
Edivam Gomes
Polo: Belém - PA
“A Gastronomia me move, me acompanha e está no centro da minha trajetória humana e profissional. Ela me impulsiona, conduz minha vida.”
Claudia Santos
Claudia Santos
Campus: Ponta Grossa - PR
“Nesse reality, minha expectativa é adquirir novos conhecimentos, enfrentar novos desafios e ser reconhecida na área gastronômica.”
Claudia Passarelli
Claudia Passarelli
Polo: Itajubá - MG
“Quero absorver o máximo de conhecimento, compartilhar experiências e que as pessoas vejam que não tem idade para encarar novos desafios e sonhar.”
Alex Sandro Cobo
Alex Sandro Cobo
Polo: Araçatuba - SP
“Meu trunfo seria ser persistente e guerreiro. Gosto de desafios e não desisto dos meus sonhos.”
Alcyr Viana
Alcyr Viana
Polo: Taguatinga - DF
“Para o reality, minha expectativa é aprender novas técnicas e conceitos, além de fazer novos amigos.” 

Fique por dentro

de tudo que acontece no Mão na massa
Quer ficar por dentro dos bastidores do 1º Reality Show de Gastronomia? Não perca nenhum detalhe através das redes sociais oficiais da Unicesumar. Cadastre-se e receba materiais exclusivos do reality show do curso de Gastronomia da Unicesumar

O mundo da Gastronomia

Na Unicesumar

Contagem regressiva

Faltam poucos dias.

Faltam poucos dias para o início do nosso 1º Reality de Gastronomia. O programa será divertido e delicioso. Então coloque a mão na massa e participe!
-2249Dias -9Horas -46Minutos -4Segundos

Regulamento

Edital de abertura
A Unicesumar institui por meio deste Edital o Concurso “Mão na Massa Unicesumar”, que abrangerá todas as unidades federativas do Brasil que ofereçam o curso de Gastronomia na modalidade à Distância, assim como os Campi que oferecem o curso de Gastronomia na modalidade presencial.
A Unicesumar busca através do concurso “Mão na Massa Unicesumar” sincronizar o aprendizado teórico à aplicabilidade dos conceitos, proporcionado um momento de experiência individual ímpar, possibilitando aos acadêmicos participantes um período de convívio intenso, além, do desafio objeto deste concurso.
O objetivo do presente Edital é o cadastramento e a seleção de 24 (vinte e quatro) acadêmicos do Curso de Gastronomia EaD e Presencial, sendo 18 (dezoito) do EaD de todas as unidades federativas do Brasil, e 06 (seis) dos Campi que ofertam ensino presencial, que participarão de um reality show, onde deverão atender os desafios propostos pela comissão do Concurso, buscando estabelecer uma combinação de teoria e prática dos conteúdos abrangidos pelo curso de gastronomia.
O presente Concurso proporá diversos desafios que será desenvolvido em várias etapas, dentre elas a criação, o desenvolvimento, a execução e a apresentação de preparos, com temáticas que serão especificadas pela comissão durante o Concurso.
3.1. - Poderão participar deste Concurso os acadêmicos que:
● estiverem devidamente matriculados no Cesumar - Centro Ensino Superior
de Maringá, mantenedor do Unicesumar - Centro Universitário Maringá, no curso de Gastronomia na modalidade a distância ou presencial, e que tenham cumprido integralmente 01 módulo do curso para alunos do ensino a distância, e 01 semestre do curso para os alunos do ensino presencial, no ato da inscrição;
● Realizarem o envio de um vídeo com o passo a passo de um preparo estipulado e critérios definidos pelos organizadores.
● Que estejam adimplentes com suas obrigações perante a instituição de ensino que oferta o Concurso, abrangendo inclusive outros cursos, serviços vinculados ao acadêmico inscrito;
● Sejam capazes judicialmente;
● Tiverem disponibilidade total de tempo para a realização do Concurso,
conforme item 4 deste Edital.

3.2. - Ficam impossibilitadas de participar deste concurso as pessoas que tenham qualquer relação de parentesco com membros da Comissão Organizadora do Concurso, assim como parentesco direto com colaboradores da Unicesumar ou parceiros da Unicesumar.
4.1. - O concurso será realizado na cidade de Maringá - Paraná, na sede da Unicesumar (Av. Guedner, n. 1610, Jardim Aclimação), no período compreendido entre os dias 25/02/2018 a 03/03/2018, período no qual os participantes deverão estar disponíveis em tempo integral, bem como permanecerão limitados aos espaços devidamente designado pela Comissão do Concurso para a realização de atividades inerentes ao desenvolvimento do desafio proposto por este Concurso.

4.2. - Os participantes selecionados também deverão considerar o tempo de deslocamento até a cidade de Maringá, onde acontecerá o Concurso, desta forma os selecionados devem considerar o tempo necessário de deslocamento até Maringá.

4.3. - As despesas com estadia e alimentação dos participantes, durante o período do Concurso, serão custeadas pelo Cesumar - Centro Ensino Superior de Maringá, mantenedor do Unicesumar - Centro Universitário Maringá.

4.4. - As despesas de locomoção e deslocamento dos participantes até a sede da Unicesumar na cidade de Maringá - Paraná será custeada somente para os primeiros 15 (quinze) classificados(as), conforme lista de classificação que será divulgado de acordo com item 7 do presente Edital, estejam eles em que cidade ou estado estiverem.

4.5. - Os demais classificados (16o a 24o classificado), custearão as despesas com locomoção até a cidade de Maringá – Paraná, a Unicesumar não se responsabiliza pelos por quaisquer custos do trajeto do participante até cidade de Maringá – Paraná.

4.6. - A inscrição do(a) candidato(a) implicará a completa ciência e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, bem como das regras atinentes ao período de isolamento, bem como da captação e divulgação de imagem de todos os períodos referentes ao Concurso.

4.7. - Na hipótese do participante selecionado não concordar com as regras atinentes ao período de isolamento, este será desclassificado, sendo chamado o candidato subsequente/posterior na ordem de classificação.

4.8. - A inscrição deverá ser realizada somente pelo hotsite do Reality “Mão na Massa Unicesumar”. O link será disponibilizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Studeo) nos Murais de Avisos, Sala do Café e por Mensagens Individuais.

4.9. - As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), reservando-se à Organizadora o direito de excluir do Concurso o candidato que não preencher o respectivo documento de forma completa e correta, bem como fornecer dados inverídicos ou falsos.

4.10 - A inscrição do(a) candidato(a) acarreta a direta e irrestrita cessão do uso de imagem e som ao Cesumar - Centro Ensino Superior de Maringá, mantenedor do Unicesumar - Centro Universitário Maringá, por tempo indeterminado e também cede os direitos deles decorrentes.

4.11. - As inscrições deverão ser realizadas no período de 06/11/2017 às 20h00 (horário de Brasília) até 21/11/2017 às 23h59min (horário de Brasília), através do preenchimento da ficha de inscrição contida no hotsite “Mão na Massa Unicesumar”, devendo ser preenchidas todas as informações solicitadas na Ficha de Inscrição Modelo aprovada e publicada por essa comissão. ATUALIZAÇÃO: As inscrições foram prorrogadas para até 30/11/2017 às 23h59min (horário de Brasília).

4.12. - No ato da inscrição, o candidato deverá informar se possui qualquer necessidade especial de atendimento, especialmente quanto saúde, alergias, intolerâncias, uso de medicamentos controlados ou contínuos, em fim de situações que sejam consideradas diferenciadas para o período de confinamento.
5.1. - A seleção dos 24 (vinte e quatro) participantes se dará através da análise dos vídeos recebidos com o passo a passo de um preparo estipulado e critérios definidos pela Comissão organizadora.

5.2. - Os trabalhos serão avaliados e classificados em ordem decrescente por uma banca formada por profissionais de Gastronomia e áreas afins convidados pela organização do evento e que não tenham vínculo com os(as) candidatos(as).

5.3. - Unicesumar - Centro Universitário Maringá se reserva no direito de escolha do preparo a ser feito para a seleção, assim como é responsável de forma unânime pela seleção dos classificados para participação do Concurso “Mão na Massa Unicesumar”, não cabendo qualquer espécie de recurso ou questionamentos após a divulgação final dos classificados.
6.1. - Após a escolha e classificação dos 24 (vinte quatro) participantes, – UNICESUMAR - Centro Universitário Maringá, compromete-se a arcar com as despesas de locomoção dos(as) primeiros(as) 15 classificados(as), consideradas estas do aeroporto ou rodoviária mais próximos da residência do candidato até a cidade de Maringá, desde que o(a) mesmo(a) cumpra integralmente as normas previamente elencadas neste Edital.

6.2. - Após a classificação, a UNICESUMAR entrará em contato com o candidato para providenciar o traslado dos 15 (quinze) primeiros classificados. No caso da impossibilidade de participação de algum(a) candidato(a) agraciado com as despesas pagas, por qualquer motivo, a vaga será repassada ao classificado(a) diretamente posterior.

6.3. - Os 09 (nove) participantes classificados posteriormente aos 15 (quinze) iniciais, estarão selecionados para participação do concurso, desde que confirmem seu interesse até a data prevista neste Edital e estejam presentes na instituição UNICESUMAR na data prevista para início do Concurso, arcando integralmente com as despesas de locomoção.

6.4. - Na hipótese de não haver confirmação do candidato selecionado até a data prevista, será convocado o(a) candidato(a) posterior na ordem de classificação, a critério da UNICESUMAR.

6.5. - O não comparecimento no horário e data estabelecida para o início dos trabalhos desclassificará automaticamente o candidato, podendo a UNICESUMAR, a seu critério, convocar o(a) candidato(a) posterior na ordem de classificação, salvo caso fortuito ou força maior.

6.6. - No caso da UNICESUMAR custear as despesas de viagem e o candidato não comparecer, este será obrigado a ressarcir integralmente os valores correspondentes às despesas.

6.7. - É imprescindível que TODOS(AS) os candidatos(as) selecionados(as) apresentem-se de maneira improrrogável no dia 25/02/2018 até às 23h00 (horário de Brasília) na sede da UNICESUMAR em Maringá-Paraná.
O concurso transcorrerá conforme o cronograma e operações a seguir expostas:
7.1. - CRONOGRAMA

Atividade: Publicação do Edital
Data: até 11/11/2017

Recebimento das inscrições no hotsite de 06/11 às 08h00 (horário de Brasília) até 21/11 às 23h59min (horário de Brasília). Prorrogação das inscrições para até 30/11/2017 às 23h59min (horário de Brasília).

Avaliação dos preparos por banca julgadora (Seleção) De 22/11 à 30/11/2017. Avaliação dos preparos prorrogada para 01/12 à 10/12/2017.

Publicação do Resultado – Seleção 01/12/2017. Publicação do Resultado prorrogado para 11/12/2017

Confirmação de participação dos selecionados até 06/12/2017. Confirmação de participação prorrogada para 17/12/2017.

2a Chamada de seleção (caso necessário) 07/12/2017. 2ª Chamada prorrogada para 18/12/2017.

Confirmação de participação dos selecionados 18/12/2017. Confirmação de participação prorrogada para 08/01/2017.

Apresentação dos selecionados 25/02/2018 até às 23h00 (horário de Brasília).

Realização do Concurso de 26/02/2018 à 02/03/2018.

Publicação do Resultado Final do Reality (online) 02/03/2018

Publicação do Resultado Final do Reality em Edital 05/03/2018

7.2. - Os Editais de resultados da seleção serão publicados no hotsite do Reality “Mão na Massa Unicesumar”, onde também serão recebidas as confirmações de participação, o aceite e termo de responsabilidade dos participantes.

7.3 - A apresentação dos selecionados deverá ser realizada no dia 25/02/2018 até às 23h00 (horário de Brasília) na sede da UNICESUMAR (Av. Guedner, n. 1610, jardim Aclimação), onde serão recepcionados, estando a partir deste momento confinados aos espaços designados pela Comissão do Concurso.

7.4. - No dia 26/02/2018 às 8h00 (horário de Brasília) os participantes se reunirão em equipes de 04 (quatro) indivíduos através de sorteio. A divisão dos alunos se dará em dois momentos: a) os 18 (dezoito) alunos do ensino a distância-EaD serão sorteados entre si e comporão inicialmente 06 (seis) equipes; b) os 06 (seis) alunos do presencial serão sorteados entre si para compor, cada um, uma das 06 (seis) equipes já formadas pelos alunos do ensino a distância-EaD. Desta forma, deve obrigatoriamente haver um aluno do ensino presencial em cada uma das equipes formadas.

7.5. - A partir disso, receberão as informações sobre o reality. Os alunos receberão orientações diárias através de aulas expositivas e workshops, permitindo assim, a realização de atividades e desafios, buscando atender ao solicitado nas provas.

7.6. - O mesmo consistirá em uma competição entre alunos do curso de Gastronomia do ensino a distância-EAD e presencial da Unicesumar, que serão julgados de acordo com os pratos produzidos nos desafios e no evento final.

7.7. - Durante todo o período do reality os participantes contarão com o apoio de mentores, assim como de profissionais técnicos para auxílio na operacionalização e desenvolvimento do desafio proposto. A disponibilidade dos mentores e auxiliar técnico será por tempo parcial e obedecerá a regras e horários especificados durante o concurso.

7.8. - Todos os desafios propostos e o evento final deverão ser desenvolvidos pela equipe completa, ou seja, todos os componentes deverão participar de todo o processo, porém ocorrerão tarefas individuais de acordo com a decisão da Comissão organizadora.

7.9. - Todos os participantes deverão se adequar às normas e regras de convívio social nos espaços e períodos do confinamento para a realização dos desafios. Os participantes terão direitos restritos de comunicação com seus familiares durante o período do concurso. Haverá um momento em cada dia do confinamento em que os participantes poderão se comunicar com seus familiares.

7.10. - No dia 02/03/2018, haverá o evento final, respeitando-se o limite de capacidade máxima do local a ser definido para realização deste evento, em que será apresentado o desafio final, que deverá ser desenvolvido pelos participantes do reality. Neste momento será apresentada a banca julgadora que julgará o desafio final de acordo com os critérios apresentados aos participantes durante o Concurso.

7.11. - Todos os candidatos participarão de uma votação aberta através do facebook da Unicesumar. Os critérios de definição da votação serão estabelecidos pela Comissão organizadora. Também será acrescido 01 (um) voto por escolha popular, conforme votação que ocorrerá de 26/02/2018 até 01/03/2018.

7.12. - Durante o reality, o acadêmico poderá manipular diversos ingredientes relacionados à Gastronomia (origem animal, glúten, lactose, etc.). Ao se inscrever o aluno concorda e assume a responsabilidade de realizar os preparos.
8.1. - A premiação será realizada imediatamente após o anúncio das equipes vencedoras no dia 02/03/2018. O valor total da premiação será de R$ 32.526,52 (trinta e dois mil, quinhentos vinte reais e cinquenta dois centavos), e conforme a colocação a premiação é para equipe, da seguinte forma:
1a Colocação: 4 Kit Aluno (Unicesumar) Century (Chefe 08) - Com Faca Chef 8" (Não Acompanha Pasta) + 4 Bolsa Cordura Nylon Vermelha com Alça 16 Compartimentos para Facas e Utensílios - Professional Cheff + 4 Pós graduação Unicesumar do Universo EaD
2a Colocação: 4 Kit Aluno (Unicesumar) Premium (Chefe 08) - Com Faca Chef 8" (Não Acompanha Pasta) + 4 Bolsa Corino Dourada com Alça
3a Colocação: 4 Kit Aluno (Unicesumar) Intermediário Premium (Chefe 08) - Com Faca Chef 8" (Não Acompanha Pasta) + 4 Bolsa Corino Dourada com Alça

8.2. – Para todos os participantes será emitido certificado de participação do “Mão na Massa UNICESUMAR” no total de 40 Horas Complementares.
OBS: A premiação poderá sofrer alterações com acréscimo de produtos ou valores em decorrência de parcerias realizadas com empresas interessadas em participar do Concurso “Mão na Massa UNICESUMAR”.
A votação popular será uma premiação separada, que acontecerá por meio das páginas oficiais do ensino a distância da Unicesumar, no facebook e instagram. A receita final da segunda-feira, 26/2/2018, de cada equipe, será postada nas plataformas oficiais citadas acima.

9.3. - Os critérios para validar a pontuação no facebook se darão pela soma dos números de curtidas mais os compartilhamentos de cada foto.
Para que este número seja contabilizado, é preciso se atentar a algumas regras:
● É necessário curtir a página oficial da EAD Unicesumar;
● Curtir e compartilhar a imagem do prato de segunda-feira, da equipe
favorita, apenas UMA VEZ;
● A foto que tiver mais de um compartilhamento, em um mesmo perfil, terá
150 curtidas e 150 compartilhamentos SUBTRAÍDOS, automaticamente, da
equipe votada;
● Compartilhamentos repetidos, em um mesmo perfil, com objetivo de
prejudicar a concorrência, serão punidos com DESCLASSIFICAÇÃO imediata da equipe.

9.4. - Os critérios para a validação da pontuação para o Instagram se darão pela soma de curtidas na imagem mais o uso da hashtag para cada equipe.
●É necessário seguir o Instagram oficial da EAD Unicesumar;
Em caso de postagem, em página pessoal, deve-se utilizar a hashtag da equipe favorita;
Para contabilizar o voto, é preciso curtir a foto da equipe favorita.

9.5. - curtidas e compartilhamentos de cada foto do facebook e a somatória de curtidas e uso de hashtags no Instagram.
A equipe que tiver a maior soma total desses números será a vencedora do voto popular.
11.1. - Pelo presente instrumento, o cedente cede gratuitamente à UNICESUMAR, sem exclusividade, por prazo indeterminado, o direito ao uso de sua imagem e voz em material publicitário ou didático, seja em comerciais e propagandas veiculadas em TV, rádio, outdoor, folder, mala direta, anúncios em revistas, Universidade Corporativa, jornais informativos e materiais internos (banners, cartazes, painéis), vídeos institucionais, vídeos de treinamento ou internet.

11.2. - A UNICESUMAR compromete-se a utilizar a imagem do cedente apenas nos meios acima descritos, a não efetuar nenhuma modificação na fisionomia do cedente e a não utilizar a imagem de forma depreciativa ou que possa representar, sob qualquer forma, algum tipo de violação de dano moral.

11.3. - O cedente autoriza a UNICESUMAR a transferir o direito de uso a outras empresas, desde que pertencentes ao mesmo grupo empresarial.
12.1. - Os materiais e produtos desenvolvidos durante o Concurso serão de propriedade do Unicesumar - Centro Universitário Maringá.

12.2. - A participação deste reality não gera qualquer tipo de vínculo com a instituição, sendo desconsiderado o vínculo trabalhista, ou posterior colocação no mercado de trabalho.

12.3. - A Comissão organizadora se reserva o direito de promover alterações, quando necessária para o bom desenvolvimento do Reality “Mão na Massa Unicesumar”, a qualquer momento com o compromisso de comunicação aos interessados.

12.4. - O não cumprimento da qualquer uma das exigências descritas neste edital acarretará na desclassificação imediata do(a) acadêmico(a).

12.5. - Fica a cargo da Comissão Organizadora do Concurso o repasse de todas as Informações posteriores à divulgação do resultado da seleção.
Fica eleito o Foro da Comarca de Maringá - Paraná, para dirimir quaisquer questões oriundas do presente instrumento, que amigavelmente as partes não puderem resolver, com prévia e expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Parceiros

Mão na Massa
Cadastre-se e receba materiais exclusivos do reality show do curso de Gastronomia da Unicesumar.Cadastrar
+