Casais realizam sonho do casamento em cerimônia coletiva na Capela UniCesumar

Muitas pessoas sonham com o dia em que oficializarão a união com a pessoa amada. Para sete casais, o grande dia foi na última sexta-feira (8), data escolhida para o Casamento Coletivo da UniCesumar, realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cesjusc – Extensão UniCesumar). O evento ocorreu Capela Cristã da Instituição, reuniu aproximadamente 300 convidados.

Os preparativos para o casamento começaram em junho deste ano, quando os casais passaram por entrevistas psicossociais e foram selecionados para o projeto. Após isso, os noivos participaram de diversos workshops com o Núcleo de Apoio Integral (NAI) e com alunos e profissionais das áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social e Teologia, que trabalharam as esferas que envolvem o casamento. Além disso, as noivas tiveram atendimento personalizado dos alunos do curso de Moda, que desenvolveram vestidos sob medida para o grande dia.

Patrícia foi uma das noivas que realizou o sonho de casar. Mas, para ela, a ocasião teve um motivo a mais para comemorar. “Sempre foi meu sonho me casar na capela da UniCesumar, então eu estou muito agradecida a todo mundo que fez parte desse projeto, especialmente às meninas da Moda que fizeram esse vestido lindo, do jeito que eu queria.”

VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA

Segundo a professora responsável pelo Casamento Coletivo, Dra. Andrea Lago, o projeto surgiu como uma forma de promoção da família. “Tendo em vista que nós realizamos muitos divórcios no Cejusc e que, por isso, conhecemos as causas que levam a esses divórcios, o nosso objetivo foi capacitar esses casais para a construção de uma família”, explicou.

Para Andrea, a ação traz benefícios tanto para os casais quanto para os alunos envolvidos nas atividades. “Trabalhamos as habilidades socioemocionais e demos a eles conhecimento das legislações que envolvem o casamento. Assim, tanto os alunos quanto a própria sociedade têm a possibilidade de trabalhar a resolução de conflitos e promoção da família.”

Além da família e amigos, a lista de convidados também incluiu alunos e profissionais das áreas da Instituição envolvidas na realização do casamento.