Unicesumar
Unicesumar
RECOMENDE:

Metodologia

Os cursos de graduação a distância oferecidos pela Unicesumar são organizados por módulos. Cada ano é composto por 4 módulos e cada módulo possui duas ou até três disciplinas curriculares, cada qual com cem horas distribuídas em dez semanas. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo e também os momentos presenciais obrigatórios.

Aulas ao Vivo

Na graduação, as aulas ao vivo acontecem uma vez por semana e são transmitidas via internet. O aluno pode assisti-las no polo ou em qualquer local com acesso à internet. Além disso, as aulas ficam disponíveis por demanda (gravadas) para que o aluno possa revisar quantas vezes quiser.  A metodologia aplicada aos cursos ofertados como Pós-graduação lato sensu, MBA, 2ª licenciatura e 2ª habilitação não possuem aulas ao vivo.

Aulas Conceituais

São aulas gravadas que se referem aos fundamentos teóricos e com os conceitos inerentes à disciplina. Assim como o livro (que você conhecerá a seguir no item Recursos Educacionais), as aulas conceituas também são divididas em unidades. Essas aulas ficam disponíveis para download e são complementares ao conteúdo trabalhado nas aulas ao vivo. Disponibilizamos ainda uma versão somente com áudio dessas aulas em MP3, caso você prefira ouvir.

Aulas de Estudo de Caso

São aulas gravadas que estabelecem relações entre o conteúdo científico e o mercado de trabalho. Também disponíveis para download, tanto em vídeo como em MP3.

Fóruns

Por meio do fórum, o aluno tem a oportunidade de construir o conhecimento de forma colaborativa, debatendo com seus colegas de curso, professores e tutores mediadores o tema proposto, o que contribuirá para o desenvolvimento do seu senso crítico.

Provas Presenciais

O modelo pedagógico contempla a realização de momentos presenciais obrigatórios, tais como: prova presencial e prova substitutiva, de acordo com a legislação vigente – Art. 1.º, §1.º do Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. As provas são aplicadas de acordo com o calendário acadêmico e realizadas nos polos de apoio presencial. São individuais e sem consulta. Para ser aprovado (a) em cada disciplina, a Unicesumar exige que o aluno(a) tenha a nota média mínima de 6,0 (seis) pontos.

Atividades de Estudo On-line

Durante o módulo e o andamento das disciplinas, diversas atividades avaliativas são realizadas de forma on-line, no AVA.

Atividades de Conhecimentos Gerais

Essas atividades acontecem na 6ª semana do módulo dos cursos de graduação e referem-se ao conteúdo abordado nas palestras das Semanas de Conhecimentos Gerais. A palestra referente a esta atividade acontece no dia da sua aula ao vivo. Para o curso de Gastronomia não há oferta das atividades de SCG, somente as palestras. E para as Engenharias, a Semana de Conhecimentos Gerais fica disponível por 3 semanas.

MAPA - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

É uma atividade avaliativa onde o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos em cada disciplina. Pode ser um projeto de pesquisa, um estudo de caso, a resenha de um livro, entre outras, de acordo com orientações do professor da disciplina.

Semana de Conhecimentos Gerais

Sempre, de segunda a sábado, a semana é destinada a palestras que tratam de temas de formação geral. Todos os alunos dos cursos de graduação têm acesso às palestras, que são disponibilizadas sob demanda. Além de assisti-las, poderá também baixar o áudio em MP3.

Provas Substitutivas

As provas substitutivas substituem as notas das provas e atividades, caso o aluno não atinja a média exigida para aprovação em determinada disciplina.

Provas de Segunda Oportunidade

As provas de Segunda Oportunidade compreendem uma segunda oportunidade para que o aluno realize a Prova Curricular,  caso não tenha comparecido à prova em sua data original. Esta avaliação deve ser agendada previamente.

Projetos

O Projeto de Ensino é um processo de desenvolvimento educacional no qual o acadêmico realiza em seu ambiente virtual de aprendizagem e tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em tópicos específicos, bem como, entrar em contato com discussões atuais em sua área de atuação. Modalidades de projetos presenciais no polo e na sede para os cursos de graduação:  Ensino, Extensão, Visita Técnica e Ação Social. Esses projetos possuem uma vertente prática e proporciona ao acadêmico o desenvolvimento de competências para atuação profissional, bem como a oportunidade de estabelecer redes de relacionamentos com os demais colegas do curso e profissionais da área.

Universo EAD

O Universo EAD é um modelo de negócios que possui uma metodologia diferenciada, com foco na autonomia do aluno e na qualidade dos recursos educacionais. Os cursos de pós-graduação do Universo EAD, denominados de Pós Flex, são cursos lato sensu (*), com carga mínima de 480 horas distribuídas em 11 disciplinas e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para que seja possível se matricular em um curso de pós-graduação é necessário ter concluído uma graduação. A estrutura dos cursos segue a Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007 e a sua conclusão proporciona o certificado de especialista.