Unicesumar
Unicesumar

Diretoria de Serviços Acadêmicos

RECOMENDE:

Dúvidas Frequentes

Tire dúvidas através do nosso FAQ.

Como comprovar atividade realizada?
Para encaminhar a documentação que comprove a realização das atividades complementares, o aluno deverá protocolar requerimento por escrito no setor Multiatendimento, anexando cópias e documentos originais para autenticação. Após aprovação pela Coordenação do Curso, as atividades serão cadastradas e os documentos arquivados.

O que são Atividades Complementares?
As atividades acadêmicas complementares são componentes do projeto pedagógico de cada curso e cumprem dois objetivos:
- Estimular a prática de estudos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do estudante;
- Possibilitar o registro de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se refiram à experiência profissional julgadas relevantes para a área de formação.

Quais atividades podem ser consideradas?
São consideradas atividades acadêmicas complementares: as monitorias, as visitas monitoradas, os estágios extracurriculares, a iniciação científica, a participação em projetos de pesquisa e de extensão, a participação em eventos científicos (seminários, simpósios, congressos, conferências, etc.), a certificação em cursos de extensão, a matrícula em disciplinas oferecidas por outros cursos do Cesumar ou por outra instituição, a publicação de produção científica, e outras atividades definidas, reconhecidas, supervisionadas e homologadas pelos colegiados de curso.

Como requerer atividades domiciliares?
O aluno deverá protocolar requerimento por escrito no setor Multiatendimento, devidamente justificado e acompanhado de documentação comprobatória do motivo do pedido. Após o deferimento, deverá ser retirado o plano de tarefas domiciliares na Coordenação do Curso.

As tarefas domiciliares deverão ser entregues, dentro dos prazos estipulados, à Coordenação do Curso, que, após avaliação dos professores, comunicará a aceitação ou não de tais tarefas para efeito da compensação de faltas.

O que são atividades domiciliares?
São atividades concedidas durante o período de afastamento por atestado médico, de acordo com Decreto-Lei número 1.044/69 e a Lei número 6.202/75.

Como ingressar no CESUMAR?
O candidato poderá ingressar no Cesumar, por meio de processo seletivo. Concurso Vestibular, por transferência recebida de outras instituições de Ensino Superior ou como Portador de diploma de curso Superior.

Como solicitar vaga como Portador de Diploma de Curso Superior e Transferência?
A solicitação como Portador de Diploma de Curso Superior e a Transferência deverão ser realizadas através do site, preenchendo o formulário de solicitação. Após parecer, o candidato será comunicado pelo setor de Multiatendimento. Para os deferimentos de vaga, a matrícula será realizada somente mediante documento comprobatório.

Como utilizar a nota do Enem para o Processo Seletivo?
O candidato que realizou o ENEM com resultado publicado poderá optar por ele, o qual será utilizado para sua classificação no Curso escolhido, de acordo com edital do vestibular pelo qual optou. Se escolher o resultado do ENEM, o candidato fica dispensado de comparecer à prova do processo seletivo.

O interessado em aproveitar o resultado do ENEM deverá registrar essa opção no local indicado, ao preencher a ficha de inscrição, e informar o número de inscrição do ENEM. Para efeito de classificação, a nota obtida na prova do ENEM será convertida em pontos e padronizada de acordo com os totais previstos no edital do processo seletivo.

É possível optar por cursos ou turnos diferentes do que foi aprovado no vestibular?
Sim, mediante preenchimento de requerimento e existência de vaga no curso pretendido.

Posso apresentar diploma obtido no Exterior para ingresso de graduado no CESUMAR?
Somente se o seu diploma estiver devidamente revalidado por uma Universidade Brasileira.

Como realizar Transferência de Turno?
A transferência de turno poderá ser realizada no aluno on-line, estando seu deferimento condicionado à existência de vaga.

O que é e como realizar Transferência Interna?
É a solicitação de mudança de curso dentro da Instituição de Ensino - Cesumar.

Essa solicitação deve ser feita via aluno on-line e o deferimento da solicitação estará condicionado à existência de vaga no curso pretendido.

O que é Ingresso por transferência Externa?
É a solicitação de transferência de uma instituição de ensino superior nacional para o Cesumar. Essa transferência deverá ocorrer de acordo com a legislação em vigor, na conformidade das normas internas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O aluno transferido fica sujeito ao cumprimento das adaptações curriculares necessárias, aproveitados os estudos realizados nas instituições de origem, devidamente documentados e aprovados.

O que é ProUni?
Instituído pela Medida Provisória Nº 213, de 10 de setembro de 2004, o ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de cinqüenta por cento (meia -bolsa) para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. A seleção dos bolsistas para a ocupação das vagas cedidas é de responsabilidade do MEC.

Como o estudante selecionado, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao Enade?
O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá aguardar a próxima edição do Enade no ano seguinte para regularização de sua situação.

Como proceder com o estudante selecionado em mais de um curso?
O estudante habilitado ao Enade e selecionado em mais de um curso deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado. Após realizar a prova, o estudante deverá encaminhar comunicado ao Inep, através do e-mail enade@inep.gov.br, informando os cursos e IES que freqüenta. O Inep processará a regularidade do estudante junto ao Enade.

O estudante habilitado ao ENADE é obrigado a participar do exame?
O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, com relação a essa obrigação, apenas a situação regular é inscrita no histórico escolar do estudante.

Qual a situação do estudante habilitado ao Enade que não realizou a prova?
O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Qual o objetivo do Enade?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

A colação é obrigatória?
A colação de grau é obrigatória e condição para emissão e registro de diploma.

O que é colação de grau?
É o ato oficial do Centro Universitário de Maringá, no qual é conferido grau acadêmico aos concluintes dos cursos de graduação e é realizada em sessão solene e pública presidida pelo Reitor ou seu representante. Só poderá colar grau o aluno aprovado em todas as disciplinas do currículo do curso, ter cumprido a carga horária total de Atividades Complementares e estar em situação regular junto ao ENADE.

Qual o período em que acontece a colação de grau?
A colação de grau acontece em Fevereiro para os concluintes do ano anterior e Agosto para os formandos do 1º semestre.

Como solicitar o diploma?
A partir de 2009, todos os diplomas são emitidos (em papel diplomata - modelo Gratuito) após a colação de grau para todos os alunos que participaram da solenidade.

O modelo especial em pergaminho será confeccionado somente mediante solicitação do aluno, conforme prazo estabelecido em edital.

Os concluintes de anos anteriores a 2009, deverão requerer diploma na Tesouraria da instituição.

Quais as condições para emissão do diploma?
O diploma será emitido após a conclusão do curso e participação na colação de grau.

Como realizar alteração de cadastro?
Alterações de endereço, número telefônico residencial e comercial, e endereço eletrônico de e-mail, podem ser feitas pelo próprio aluno no ambiente online em "serviços" - "atualizar dados cadastrais". Essas atualizações são fundamentais para o bom andamento dos processos acadêmicos e para estabelecer contato.

Alterações de estado civil, nome, documentos de identidade ou CPF, deverão ser feitas via requerimento no Multiatendimento. Esse requerimento deverá vir acompanhado de cópia e documento comprobatório original para autenticação.

O que é prova substitutiva?
É uma nova oportunidade de avaliação concedida ao aluno, ofertada ao final de cada semestre letivo, sendo:

1. Para cursos anuais: o aluno opta entre os conteúdos do 1º e 2º bimestres na prova do 1º semestre e os do 3º e 4º bimestres na prova do 2º semestre.

2. Para cursos semestrais: o aluno opta entre os conteúdos do 1º e 2º bimestres na prova de cada semestre.

Não serão oferecidas provas substitutivas quando se tratar de avaliações práticas em Clínicas, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais.

 

Quando requerer a prova substitutiva?

O aluno deverá requerer a prova substitutiva na Tesouraria ou no Aluno on line (via internet), no prazo definido em Calendário Escolar, e efetuar o pagamento da taxa de prova substitutiva.

Como requerer aproveitamento de estudos?
O aluno deverá encaminhar requerimento, por escrito, ao setor de Multiatendimento, anexando a seguinte documentação:

  1. Histórico escolar contendo as disciplinas cursadas, situação, número de créditos e carga horária;
  2. Documento do sistema de avaliação adotado pela instituição de origem;
  3. Programas das disciplinas cursadas.

O que devo fazer em relação ao pagamento da mensalidade quando estou aguardando a análise de Aproveitamento de Estudos, cujo deferimento implicará na modificação da minha matrícula:
O boleto é gerado com base nas informações de matrícula em disciplina registradas no sistema. Desta forma, se o aluno possui algum processo tramitando, cujo resultado possa vir a alterar o valor da sua mensalidade, este aluno deverá efetuar o pagamento normal do boleto, observando a data de vencimento do documento. Após análise e devolução do processo à Secretaria Geral, havendo deferimento do pedido, a matrícula do aluno será imediatamente corrigida e o valor das suas mensalidades recalculado. A diferença devida, pela Unicesumar ao aluno, será automaticamente compensada na próxima parcela.

O que é aproveitamento de estudos?
O aproveitamento de estudos é concedido aos alunos que ingressarem por meio de processo seletivo e transferências, mediante a apresentação do histórico escolar e programas das disciplinas emitidos pela instituição de origem.

A análise do conteúdo programático e da carga horária das disciplinas é realizada, apenas nas matérias estudadas, com aproveitamento de instituição regularmente credenciada.