Unicesumar
Unicesumar

II EPCC 2001 - Encontro de Produção Científica Unicesumar

RECOMENDE:

Apresentação

Neste ano, a Unicesumar realiza o 2° Encontro de Produção Científica. Com um total de 475 trabalhos, este evento vem adquirindo o prestígio da comunidade científica tanto em nossa região como em âmbito nacional.

Se educar é, sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se (Demo, 1997). Este é o caminho que estamos trilhando, pois a emancipação, do ponto de vista educacional e científico, não deve vir de fora, imposto ou doado, mas deve ser conquista de dentro, construção própria.

Por essa razão, é com muito prazer que apresentamos está publicação e externamos nossos agradecimentos ao Comitê Interno e à Comissão Organizadora. Agradecemos de forma especial ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq, na pessoa do Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, Prof. Sérgio Missiaggia, cuja presença no Encontro aumentou o entusiasmo dos docentes e pesquisadores, bolsistas e alunos de graduação da Unicesumar.

Profª. Ms. Ludhiana Ethel Kendrick de Matos Silva
Diretora de Pesquisa