Unicesumar
Unicesumar

VIII EPCC 2013 - ISBN 978-85-8084-603-4

RECOMENDE:

Apresentação

O Centro Universitário Cesumar promoveu com os objetivos de divulgar a produção científica desenvolvida pela comunidade acadêmica da instituição e das demais instituições de ensino superior de todo o país e exterior; de avaliar os integrantes dos programas de iniciação científica da UniCesumar (PICC e PROBIC), PIBIC/PIBITI/CNPq e; de promover o intercâmbio entre pesquisadores, tanto acadêmicos quanto docentes, visando a troca de informações científicas, no período de 22 a 25 de outubro de 2013, o VIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar.

Nesta edição recebemos, ao todo, 678 trabalhos, dentre os trabalhos aprovados pela Comissão Científica 130 foram de apresentação oral e 470 de painel dialogado.

Mediante a avaliação realizada pelo Comitê de Pesquisa - CAPEC, foram aprovados 661 trabalhos e indeferidos 17.

Cada vez mais difundido na comunidade cientifica e acadêmica, o VIII EPCC contou com uma representatividade de 11 estados brasileiros, entre eles: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Roraíma, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Grande parte dos inscritos estão no do estado do Paraná. Dentre as muitas cidades, destacam-se pesquisadores oriundos de Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel, Londrina, Paranavaí e Cianorte.

Desta forma, o EPCC se consolida entre os pares da comunidade científica de nossa região e país, confirmando a sua importância de eventos para o desenvolvimento da pesquisa, a qual se constitui um dos pilares da educação, marcadamente no ambiente universitário.

A UniCesumar, portanto, encontra-se organizada para dar sua parcela de contribuição à sociedade, realizando este evento científico como um instrumento de incentivo à produção científica.

Assim, a Diretoria de Pesquisa agradece a participação de professores, acadêmicos e pesquisadores que, ao inscreverem seus trabalhos nesse evento, acreditam que podemos avançar e somar para multiplicar atitudes, comportamentos, conhecimento, visão e postura científica próprias de uma Instituição que se caracteriza como uma comunidade do conhecimento.

Profª. Ms. Ludhiana Ethel Kendrick de Matos Silva
Diretora de Pesquisa