Unicesumar
Unicesumar

RECOMENDE:

FAQ

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Data Atividade
21/jul Abertura das Inscrições FiesSeleção
24/jul Encerramento das Inscrições FiesSeleção
28/jul RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO
28 a 31/ago Prazo para o aluno complementar a inscrição do FiesSeleção
15 a 17/jul Pré-seleção dos candidatos da lista de espera
03/mar a 05/mar Inscrições postergada para o segundo semestre de 2020 - complementação das inscrições no FiesSeleção

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, neste primeiro semestre de 2020 terão taxa real zero de juros.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

As vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2020 foram selecionadas de acordo com critérios técnicos, objetivos e impessoais, observando o disposto no art. 13 da Portaria Normativa n°533, de 12 de Junho de 2020.

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital n° 43, de 17 de junho de 2020.

As inscrições do processo seletivo do Fies devem ser realizadas no período de 21 de julho de 2020 até as 23 horas e 59 minutos de 24 de julho de 2020. Observado o horário oficial de Brasília.

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço eletrônico: http://fies.mec.gov.br e clique em "Minha Inscrição", em seguida em "Primeiro Acesso".

Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no ENEM e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e–mail e no lixo eletrônico.

Após a ativação, retorne ao FiesSeleção, clique sobre a opção "Já sou cadastrado", e informe o CPF e a senha cadastrada.

Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba "Grupo Familiar", o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

Ao realizar sua inscrição, fique atento aos campos de preenchimento obrigatório, bem como às mensagens de alerta emitidas pelo sistema na cor amarela, destinadas a auxiliá–lo e que não o impedirão de prosseguir com a inscrição. Caso insira informações não condizentes com os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies, o sistema emitirá mensagens de restrição na cor vermelha.

Para concluir a inscrição, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham as despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

O candidato que já concluiu o ensino superior poderá se inscrever no processo seletivo do Fies e P–Fies, desde que se enquadre nas condições previstas no Edital n° 43, de 17 de junho de 2020. Lembramos que será vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o FIES ou CREDUC e àquele que se encontre em período de utilização do financiamento.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão do FNDE
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Central de Atendimento ao Cidadão do FNDE: 0800 616161

Canais de atendimento Caixa para Novo Fies

3004-1104 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800-726 0104 (Demais localidades)

Cartilha do estudante Novo Fies

http://www.caixa.gov.br/Downloads/credito-fies/Cartilha_Estudante_v3_2.pdf