Incentivando a prática de esportes, UniCesumar e Clube 12 KM promovem corrida virtual

“Desafio Virtual 12 KM” ocorrerá no dia 22 de novembro e será registrado por cada competidor, individualmente, por meio de aplicativos de corrida

O distanciamento social proposto para conter a pandemia de Covid-19 evidenciou a importância de repensar hábitos, entre eles a prática de exercícios. Como uma forma de garantir a segurança de todos e promover a saúde e o bem-estar por meio da atividade física, a UniCesumar e o Clube 12 KM estão realizando o “Desafio Virtual 12 KM”, uma corrida na qual os competidores realizam o percurso individualmente e registram o desempenho por meio de um aplicativo. As inscrições ficarão abertas até o dia 5 de novembro e o percurso escolhido poderá ser feito entre 0h e 23h59 do dia 22 de novembro.

No Desafio Virtual, as inscrições variam entre R$ 39,90 (para sócios do Clube 12 Km) e R$ 44,90 (para não-sócios) e contemplam um kit que inclui camiseta e medalha do evento. Os participantes poderão optar entre 6km, 12km, 21km e 42km, além da categoria kids, com distâncias que variam entre 60m e 400m.

Segundo o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, a Instituição está se dedicando a criar soluções durante esse momento de pandemia. “Entendemos que, enquanto universidade, temos um papel muito relevante para a comunidade. A proposta do Desafio Virtual é contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, assim como para o equilíbrio emocional. Queremos com essa iniciativa incentivar as pessoas a cuidarem da saúde com a corrida. Será uma ação muito positiva e segura para todos", declara.

De acordo com o diretor técnico do Clube 12 KM, professor Luciano Andrade, a corrida é uma prática que vinha crescendo, em média, 25% ao ano. Com a pandemia, foi preciso pensar em outras estratégias para manter esse ritmo. “Assim surgiram as provas virtuais. O pessoal se empolgou e abraçou a ideia. Isso é muito bacana, pois quando você diz que, além de correrem, as pessoas vão ganhar uma camiseta e uma medalha, elas se motivam, mesmo que para fazerem o percurso sozinhas. Com isso, outras pessoas acabam se motivando também.”

Para registrar o percurso, o participante precisa acessar um aplicativo de corrida, registrar a atividade e enviar o print para a organização. Após, será feito um ranking com os melhores resultados. Os detalhes técnicos da prova estão disponíveis no regulamento do Desafio Virtual.

ATIVIDADE FÍSICA E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE

De acordo com o coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da UniCesumar, professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, as pessoas ganharam, em média, 2kg de peso durante o período de confinamento mais severo. Por isso, projetos como o Desafio Virtual são importantes por proporem estratégias inovadoras para garantir a prática de exercícios. “As pessoas cuidam da saúde e mantém bons níveis de aptidão física, pois a corrida trabalha o sistema cardiorrespiratório e garante a boa execução das nossas atividades cotidianas”, explica.

A UniCesumar tem grande conexão com a valorização da saúde por meio da prática de exercícios. Entre outras ações, a Instituição realiza por meio do LIIPS um projeto de combate à obesidade, destinado a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com atendimentos de cálculo de índice de massa corporal (IMC), estimativa da massa gorda, percentual de gordura e massa muscular e orientações nutricionais e psicológicas, o projeto atende atendidas, em média, 500 pessoas gratuitamente.

Outras atividades do LIIPS incluem eventos, como o 1º Simpósio On-line de Obesidade e Metabolismo da UniCesumar. O evento, que está com inscrições abertas e ocorrerá gratuitamente nos dias 6 e 7 de novembro, trará a discussão de temas como atividade física e fisioterapia no combate à obesidade, nutrição funcional e saúde mental.