Unicesumar
Unicesumar

Mentor de startups e influenciador digital Allan Costa fará palestra de abertura do NASA Space Apps

Fala do especialista será transmitida ao vivo pelo canal da UniCesumar no YouTube nesta sexta-feira (2), às 19h; hackathon ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro

Além de viabilizar a chance de propor ideias inovadoras de transformação social, a UniCesumar, por meio da primeira edição on-line do NASA Space Apps Challenge entre os dias 2 e 4 de outubro, vai oferecer conteúdo para os participantes e a comunidade externa com a ajuda de quem vive a inovação no dia a dia: para o ato de abertura do hackathon, a Instituição convidou o mentor de startups, empreendedor e influenciador digital Allan Costa. A palestra “Inovação e empreendedorismo: a transformação que queremos” ocorrerá nesta sexta-feira (2), às 19h, e será transmitira no canal da UniCesumar no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=NkVVKGS_z74&ab

A partir da experiência como executivo, investidor anjo, empreendedor serial e escritor, Costa reforça que falar sobre empreendedorismo e inovação pressupõe abordar o que as pessoas buscam, mas também o que elas deveriam buscar. “Muitas vezes elas também estão em busca de uma atividade que tenha mais propósito e significado. Eu sempre digo que é muito difícil que qualquer pessoa seja muito boa no que faz se isso não tiver significado para ela, se ela estiver apenas trocando tempo por dinheiro. Além disso, o que as pessoas deveriam procurar são oportunidades de resolver grandes problemas e de facilitar a vida da sociedade.”

Isso envolve, inclusive, a visão que a sociedade tem sobre o ato de inovar. “Eu tenho uma visão quase pragmática sobre isso”, diz Costa. “Às vezes, as pessoas falam sobre inovação como se fosse quase algo místico e muito inacessível. Nada disso é verdade. Inovação nada mais é do que fazer a diferença na vida das pessoas. Nesse sentido, o ‘Take Action’ não poderia ser mais apropriado: ou seja, faça acontecer. Saia da zona de conforto onde, muitas vezes, ficamos estagnados. O desenvolvendo e a inovação acontecem fora dessa zona de conforto, exatamente o desconforto chega.”

Nesse sentido, o palestrante reforça a oportunidade que jovens universitários têm de transformarem o mundo por meio da inovação. “Quando estamos falando sobre empreendedorismo e inovação para os universitários que estão construindo o caminho profissional, estamos falando com pessoas que têm, de fato, nas mãos a possibilidade de gerar essa transformação. Eu sou pai de um jovem de 18 anos e, no brilho dos olhos dele e na forma como ele se expressa, eu vejo uma clareza muito grande quanto a essa busca de não apenas desenvolver negócios inovadores, mas de criar algo que faça a diferença no mundo à nossa volta. Estou feliz de ter a oportunidade de conversar com esses jovens sobre negócios que criem uma marca e deixem um legado positivo”, pontua.

HACKATHON DA NASA NA UNICESUMAR

Entre os dias 2 e 4 de novembro, os participantes do NASA Space Apps Challegen embarcarão em uma maratona de 48h para resolver desafios envolvendo áreas como arte, cultura, dados, design, educação, engenharia, meio ambiente e saúde. Ao final do hackathon, serão revelados os três grupos vencedores - desses, os projetos das duas primeiras equipes colocadas serão encaminhados para a NASA, que fará a seleção dos vencedores a nível mundial. As equipes campeãs da etapa global terão a oportunidade de conhecerem as instalações da NASA, nos EUA, além de terem os projetos divulgados no site do evento.

A UniCesumar sediou o maior hackathon do mundo pela primeira vez em 2017. No ano seguinte, a Instituição expandiu o evento para as cidades de Londrina e Ponta Grossa. “Nenhuma outra instituição patrocina e realiza o evento em 3 cidades. Isso mostra a importância que a UniCesumar dá à inovação e ao desenvolvimento da tecnologia. Para os participantes, é uma oportunidade ímpar de aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos na busca por soluções para problemas reais e globais, o que certamente contribui de forma imensurável para a formação acadêmica, profissional e pessoal de todos”, ressalta o coordenador dos cursos de TI da Instituição, Marcello Bonfim.

Últimas notícias

Categorias