Unicesumar
Unicesumar

V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica ISBN 978-85-61091-01-9

RECOMENDE:

Apresentação

A Iniciação Científica é um instrumento de formação que permite introduzir na pesquisa científica acadêmicos de graduação, colocando-os em contato direto com esta importante atividade e permitindo seu engajamento neste processo.

Assim, o Programa de Iniciação Científica da Unicesumar (PICC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC, PIBIC/CNPq-Unicesumare PIBITI/CNPq-Unicesumar) têm se revelado de fundamental importância no sentido de aproximar jovens estudantes às atividades de pesquisa.

Envolvendo diretamente o aluno de graduação na pesquisa, os Programas de Iniciação Científica tornaram-se elementos de estruturação de recursos humanos, colocando-se como ponto de partida para a formação de novos cientistas e, principalmente, estimulando a produção de novos conhecimentos.

Com o objetivo de avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos vinculados aos programas em nossa Instituição, realizou-se, neste ano, a VI Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, onde recebemos 292 trabalhos e, destes 279 foram aprovados e apresentados.

Sendo mais um instrumento fruto da produção do saber, esta publicação vem realçar e reafirmar o compromisso da Unicesumar com o desenvolvimento e a prática constante da pesquisa, ao mesmo tempo em que representa mais um passo dado junto ao processo de construção do conhecimento em nossa Instituição.

A Unicesumar deseja externar seu reconhecimento pela significativa contribuição a todos os apresentadores que emprestaram seu talento, seu saber e sua ciência para este evento.

Profª. Ms. Ludhiana Ethel Kendrick de Matos Silva
Diretora de Pesquisa