Unicesumar
Unicesumar

Orquestra Filarmônica UniCesumar apresentará concerto em comemoração aos 50 anos da Catedral de Maringá

Com entrada gratuita, a apresentação será neste domingo (8), às 20 horas, na Praça da Catedral

A Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) apresenta no próximo domingo (8) o concerto em comemoração aos 50 anos da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Com entrada gratuita, a apresentação será neste domingo (8), às 20 horas, na Praça da Catedral. O concerto é uma realização do Ministério do Turismo e UniCesumar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O maestro da OFUC, Davi Oliveira, explica que o o repertório é composto por peças clássicas e sacras. “A Orquestra Filarmônica UniCesumar, o Coral UniCesumar e o Cobra Coral de Maringá vão comemorar, com muita honra, o Jubileu de Ouro da Catedral de Maringá. Mais uma apresentação que entrará para a nossa história. Será um privilégio participar desta festa”, afirma.

O concerto será apresentado após a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, na Catedral de Maringá. Durante a cerimônia religiosa, será inaugurado o carrilhão da igreja. São sete sinos em bronze - cinco novos e dois da antiga matriz Santíssima Trindade - antes mesmo de ser Catedral.

A Catedral de Maringá é símbolo da cidade pela arquitetura moderna e arrojada, projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci. Fundada em 1952, tem 114 metros de altura e capacidade para 3,5 mil pessoas. Além de representar símbolo de fé, a Catedral de Maringá se transformou no maior ícone turístico da cidade.

OFUC
A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela UniCesumar, a OFUC iniciou os ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e a primeira apresentação ocorreu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.

A Filarmônica já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá. Alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC. Um deles foi a gravação do espetáculo “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”.

SERVIÇO
OFUC: Concerto de 50 anos da Catedral
Local: Praça da Catedral
Horário: 20 horas
Regente: Maestro Davi Oliveira
Participação: Coral UniCesumar e o Cobra Coral de Maringá
Entrada gratuita

Últimas notícias

Categorias