HISTÓRICO
A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo, na ocasião, Reitor Wilson de Matos Silva, sob a gestão do Maestro e Gestor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela Universidade Cesumar - Unicesumar de Maringá-PR, até então, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da UniCesumar Matriz.
Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior; estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta, hoje, com 45 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros de madeiras, metais e percussão, além da equipe administrativa, de logística e de produção do Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar – DCA.
Ao longo de sua existência, a Orquestra já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá, promoveu dezenas de concertos itinerantes no estado do Paraná e São Paulo em suas temporadas, e, além disso, solidificou sua presença nas redes sociais de maneira bastante expressiva.
A Orquestra executa temporadas de concertos diversificadas, constando em suas apresentações obras populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras, operísticas, sacras, didático-infantis, sem esquecer da tradicional música clássica.
Sua história porta, ainda, títulos de Mérito Comunitário, Menções Honrosas e Consagração Pública, oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, os quais foram entregues pelo poder legislativo municipal e estadual. "Nossa missão é levar a música ao alcance de todos."
MISSÃO
-Divulgar o nome da UniCesumar por meio de sua Orquestra Filarmônica;
-Difundir o movimento musical em todos os âmbitos da instituição e comunidade;
-Formação de plateia, levando a música ao alcance de todas as pessoas.
VISÃO
-Ser reconhecida como uma Orquestra Filarmônica de referência nacional pela qualidade musical, por meio de um projeto de extensão universitário;
-Promover, por meio de atividades musicais, a preparação dos seus integrantes para o mercado de trabalho;
-Aperfeiçoar musicalmente os integrantes, por meio da prática de conjunto orquestral, e apresentações públicas;
-Promover a cultura e arte no meio acadêmico e na comunidade;
VALORES ESSENCIAIS
-Respeito ao ser humano de forma integral;
-Excelência intelectual e profissional;
-Promoção do desenvolvimento emocional;
-Compromisso com o conhecimento, com a aprendizagem e com a transformação da sociedade;
-Ética, cidadania, integridade e transparência;
-Inovação tecnológica permanente;
-Desenvolvimento e valorização da cultura e da arte;
-Responsabilidade com o meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.