Unicesumar
Unicesumar

Departamento de Cultura e Artes

RECOMENDE:

HISTÓRICO

Logo_OFUC_Oficial-01-300

sobre-ofuc-01

sobre-ofuc-03

sobre-ofuc-02

A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo, na ocasião, Reitor Wilson de Matos Silva, sob a gestão do Maestro e Gestor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela Universidade Cesumar - Unicesumar de Maringá-PR, até então, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição. 

A Filarmônica já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá, e alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC, um deles foi a gravação do espetáculo “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba-PR, com a capacidade do teatro esgotada. 

A Orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando em suas apresentações obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Orquestra, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. A história da Filarmônica abrange centenas de apresentações realizadas não só no estado do Paraná, mas também em outros estados do país. 

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior; estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta, hoje, com 65 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros de madeiras, metais e percussão, além da equipe administrativa, de logística e de produção do Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar – DCA. 

Sua história porta, ainda, títulos de Mérito Comunitário, Menções Honrosas e Consagração Pública, oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, que foram entregues pelo poder legislativo municipal e estadual. "Nossa missão é levar a música ao alcance de todos."

OFUC-2017