Unicesumar
Unicesumar

Prof. Wilson de Matos Silva Reitor da UniCesumar

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Palavra-do-Reitor-Wilson-de-Matos-Silva-UniCesumar

Atuou como professor universitário de Matemática na Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM) e na Universidade Paranaense (UNIPAR). Enquanto professor do ensino médio, lecionou matemática no Colégio Estadual Rodrigues Alves (Maringá-PR) e no Colégio Estadual em Santa Catarina.

Fundou, além da própria UniCesumar, o Centro de Ensino Superior de Ariquemes-RO, atual Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e a Faculdade de Apucarana (FAP). No campo empresarial, foi Gerente Proprietário das Empresas SEDMAR Transportes Ltda., da Empresa MB Informática Ltda. e da Construtora Matos Carvalho Ltda..

Reitor e fundador da UniCesumar, hoje com mais de 320 mil alunos, nas modalidades presencial e a distância, avaliada pelo Ministério da Educação – MEC como uma das melhores instituições de ensino superior do País e, também, fundador do Colégio Objetivo – Unidade Maringá com aproximadamente 2 mil alunos entre a educação infantil, ensinos fundamental e médio.

Transformou um lixão abandonado, na Avenida Guedner em Maringá, em um espaço destinado ao conhecimento – a UniCesumar. Os dois primeiros cursos (Administração e Tecnologia de Processamentos de Dados) receberam os primeiros alunos em 1990 e, em 2002, passando a instituição, posteriormente, à condição de Centro Universitário em 2002 e de Universidade multicampi em 2020: Maringá, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Corumbá. Conta com dois programas de Doutorado, quatro de Mestrado, diversas graduações e especializações presenciais e à distância, curso de Medicina em Maringá e em Corumbá-MS, além da expansão programada para Campo Grande-MS.

É atuante na sociedade civil organizada de Maringá, sendo membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), do qual já ocupou a Presidência; Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM); Presidente do Centro de Inovação Tecnológica de Maringá (CIM); 1º Vice-Presidente da Agência Terra Roxa; ex-diretor da Sociedade Rural de Maringá – SRM e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (SINEPE/NOPR).

Em Brasília compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), é Vice-Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU) e membro do Conselho Deliberativo da Região V do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Durante duas Legislaturas (53ª e 54ª), como suplente assumiu uma cadeira no Senado Federal, exercendo a vaga na condição de titular por duas oportunidades (em 2007 e em 2014), apresentando 14 projetos de lei voltados à melhoria da educação no Brasil.

No campo cultural, organizou o livro intitulado “Maringá 70 anos – A cidade contada pelos que viveram sua história – O futuro é agora (1960-2018)”, a partir do depoimento de pioneiros do município e pesquisas bibliográficas, reunindo aproximadamente mil páginas sobre a história da cidade. Idealizou e mantém no campus sede da UniCesumar um museu multidinâmico. Ainda, desde a virada do milênio, fundou o Coro, o Coral e a Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC), que realiza centenas de concertos com repertório clássico, sacro, entre outros, popularizando a música erudita em suas apresentações.

Recebeu diversos títulos, entre eles: “Empresário do Ano” (1999) pela ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá; “Cidadão Benemérito de Maringá” (1999); título de “Sócio Honorário” pela Academia de Letras de Maringá (2001); o título de “Cidadão Benemérito do Paraná” recebido em 2002, pelos serviços prestados à Educação no Estado; a Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, concedida pelo Estado do Paraná (2013); “Homem Destaque do Ano”, concedido Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (2013); o Prêmio Milton Santos de Educação Superior, na categoria Desempenho na Área Política (2016); a medalha “Carlos Cavalcante” (2016), maior honraria do Corpo de Bombeiros de Maringá; a Comenda América Marques Dias (2017) pela ACIM; o Prêmio “João Crisóstomo Arns” (2017), concedido pela Câmara Municipal de Curitiba-PR; o Título de “Cidadão Honorário de Paiçandu-PR” (2018), concedido pela Câmara Municipal de Paiçandu-PR e o Título de “Cidadão Honorário de Ponta Grossa-PR” (2018), concedido pela Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR.

Mensagem de Páscoa do reitor, Wilson de Matos Silva.

MÓDULO 1 – PANDEMIA QUE ASSOLA …

MÓDULO 2 – A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

MÓDULO 3 – 4 PILARES QUE DÃO AS BALIZAS…

MÓDULO 4 – 30 ANOS DE HISTÓRIA DA UNICESUMAR

Apresentações do Reitor Wilson de Matos Silva

Em breve mais informações!