PRME: UniCesumar é a única de Maringá a aderir aos princípios da ODS para a educação

Instituição de Ensino Superior é a primeira da cidade a adotar ações específicas da ONU

A UniCesumar é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e se preocupa com o desenvolvimento social e econômico do planeta. Por este motivo, adotou os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), uma plataforma global da ONU que visa o engajamento voluntário para as escolas, universidades e organizações de apoio brasileiras, que se comprometem em formar líderes responsáveis e preparados para atuar em favor da educação atrelada à sustentabilidade.

Uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo. No Brasil, apenas 27 instituições de educação compõem o grupo, que se reúne todos os anos em São Paulo para debater as diretrizes para a educação, gerando valor social, econômico e ambiental.

O último encontro foi realizado no dia 8 deste mês e contou com a presença de representantes das instituições que compõem o grupo. Para a Analista de Responsabilidade Social e representante da UniCesumar na reunião do PRME, Francieli Muller Prado, discutir a necessidade de aplicação da ODS nas organizações voltadas para a educação é um passo muito importante. “Precisamos gerar valor social, econômico e ambiental nas organizações. Foi uma oportunidade, porque a gente firmou esse compromisso de trabalhar nesta direção”, enfatizou.

O diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Kendrick de Matos Silva, explica a coerência da UniCesumar ao aderir ao PRME. “Um dos seis princípios do PRME é que a instituição tenha um propósito bem definido, e nós o temos. Nosso senso de propósito é muito forte, e é por ele que realizamos tantas ações para a conversão integral do aluno ao conhecimento. Queremos que nosso aluno também seja um ser humano com propósitos, um profissional de excelência e um cidadão relevante em nossa nação. Ser parceiro da ONU é uma evidência do nosso grau de compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

O diretor de Extensão e Apoio Comunitário da UniCesumar, Cláudio Alexandre Ferdinandi, ressalta que a adesão ao PRME vem ao encontro com o incentivo que a instituição dá para as ações e projetos de extensão. “A instituição, por ser uma agente de transformação através de seus projetos de pesquisa e extensão, tende a influenciar e conscientizar os seus alunos sobre a importância e relevância que isso tem para o desenvolvimento do ser humano em uma sociedade mais justa”. Segundo o professor, todo curso de graduação necessita de projetos de extensão e dar um norte voltado à sustentabilidade para essa atuação além das salas de aula fortalece a desempenho dos alunos frente às demandas da atualidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Conheça mais o trabalho de Responsabilidade Social da UniCesumar. Você pode se inteirar sobre o assunto acessando o link.