Sócios fundadores do BLOCO Arquitetos dão palestra a alunos da UniCesumar

Evento, que reuniu estudantes docentes do curso de Arquitetura da Instituição, ocorreu na última quarta-feira (11)

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar tiveram contato próximo com profissionais renomados na área. Na última quarta-feira (11), eles participaram da palestra “Processo como Identidade”, ministrada pelos arquitetos Henrique Coutinho e Matheus Seco. Ambos são sócios fundadores da empresa BLOCO Arquitetos.

De acordo com Seco, o próprio título da palestra é uma alusão à forma como eles se dedicam aos projetos em que trabalham. “Para nós, toda decisão de projeto não é apenas estética, mas também tem uma série de motivos como contextos geográficos, econômicos e o propósito do projeto em si”, disse, ressaltando a intenção de se atentar ao contexto de cada projeto. “Queremos compartilhar nossos acertos e erros com os alunos para que eles não sigam os mesmos erros.”

Para Henrique Coutinho, é importante que os futuros arquitetos entendam a importância de crescer em meio às limitações. “De alguma forma, as limitações sempre influenciam no resultado final de um projeto. Por isso, nós ficamos muito preocupados com a questão do processo, de cada etapa de trabalho, para que o resultado final seja atingido com eficiência e alinhado com o que idealizamos.”

Outro ponto a ser destacado pelos arquitetos é a relação entre o projeto desenvolvido e a realidade, especialmente num contexto de uso massivo das redes sociais. “Hoje, nós percebemos que as pessoas consomem muito a imagem sem a reflexão devida e reproduzindo de uma forma desordenada. Por isso, é difícil conseguir um bom resultado. Existem projetos muito aquém do que poderiam ser por falta de reflexão e estudo”, disse Henrique Coutinho.

NOVOS ARQUITETOS

O contato entre a UniCesumar e o escritório se deu por meio do Prêmio Novos Arquitetos, promovido pela empresa Docol. No concurso nacional, estudantes precisaram desenvolver projetos sustentáveis, e o primeiro lugar foi conquistado por um grupo de alunos da UniCesumar com o apoio Bloco Arquitetos. “Vislumbramos então a oportunidade de trazer os sócios diretores para uma palestra, a fim de apresentar um pouco da produção recente do escritório, amplamente reconhecido e premiado, mas também sobre o processo projetual e criativo, o que trará grandes contribuições ao curso de arquitetura e urbanismo”, explicou a professora Patricia Bruder, do curso de Arquitetura da UniCesumar.