Unicesumar
Unicesumar

Terceiro setor é tema de oficina na Unicesumar

Evento com João Paulo Vergueiro acontece nesta quinta-feira (24) e aborda estratégias de captação de recursos para entidades do ramo

O Curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor da Educação a Distância da Unicesumar promove, em parceria com a Associação Maringaense de Organizações da Sociedade Civil (AMOSC), Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) e Prefeitura de Maringá, uma oficina com o professor João Paulo Vergueiro, especialista em planejamento de captação de recursos para entidades sem fins lucrativos. O evento Capacita OSC (Organizações da Sociedade Civil) - Captação de Recursos acontece nesta quinta-feira (24), e é dirigido a alunos e gestores de associações do terceiro setor.

Segundo Vergueiro, além de atuar nas causas que defendem a construção de ações solidárias para setores onde o Estado não age com eficiência, as entidades do terceiro setor também precisam se dedicar a planejamentos focados na captação de recursos. “As associações carecem de sustentabilidade financeira permanente para que possam desenvolver seus projetos. Nesse sentido, priorizar a captação de recursos, com base em estratégias, garante o desenvolvimento das organizações da sociedade civil”, explica.

O objetivo da oficina é incentivar as instituições a superarem esse e outros desafios. “Espero que o evento sirva de inspiração para que as organizações construam estratégias e consigam captar recursos, com apoio da comunidade, de forma permanente e não apenas no momento em que estão em dificuldade”, esclarece.

Ainda de acordo com o palestrante, a maioria das ações de fundações, associações e instituições do terceiro setor estão ligadas a obras de filantropia. “As empresas comprometidas com a responsabilidade social contribuem para uma sociedade mais igualitária, mas as entidades também precisam agir de forma organizada para garantir os recursos que garantam a realização de ações e projetos”, completa.

Vergueiro é diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), administrador e mestre em administração, professor assistente na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

A oficina é gratuita e aberta a todos os interessados no assunto.

Serviço:

Evento: Capacita OSC (Organizações da Sociedade Civil) – Captação de Recursos

Oficina: Ministrada por João Paulo Vergueiro, professor e diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)

Alvo: Alunos e gestores de entidade do terceiro setor

Data: 24/05 (quinta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório Joaquim Lauer – Unicesumar (Bloco 6)

Inscrições: gratuitas (www.unicesumar.edu.br/capacitaosc)

Últimas notícias

Categorias