UniCesumar e Instituto UniCesumar ganham Selo SESI ODS 2019

O reconhecimento veio em função de três projetos desenvolvidos: o PEEB, o Gesta Social e o Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados

premio-ODS-resultado_Prancheta-1-1-e1561985658577A UniCesumar e o Instituto Unicesumar estão entre as quase 400 iniciativas escolhidas para receber o selo SESI ODS 2019. O selo é um reconhecimento de ações e projetos já realizados por indústrias, empresas, organizações não governamentais e instituições públicas em torno dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A cerimônia de entrega acontecerá no dia 05 de setembro durante o Congresso SESI ODS, em Curitiba (PR).

Para participar do Selo SESI ODS, o Instituto UniCesumar inscreveu o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB), desenvolvido na instituição desde 2013. Já a UniCesumar inscreveu o Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados e o projeto Gesta Social.

O PEEB tem como proposta investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade na rede pública municipal. Por meio do programa, os pesquisadores trabalham as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam em uma escola (o diretor, o pedagogo, professor, equipe de apoio), além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica.

Já o projeto Gesta Social, foi criado em 2017, com uma proposta inovadora, dedicada ao apoio, desenvolvimento e fortalecimento das práticas de gestão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, iniciativas sociais e grupos de ação voluntária, desprovidos de processos gerenciais mínimos à gestão. A iniciativa é uma parceria entre a UniCesumar, Secretaria de Assistência Social de Maringá e o Instituto GRPCOM/Grupo Paranaense de Comunicação.

No Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados da região metropolitana de Maringá, a UniCesumar promove cursos de capacitação profissional como Corte e Costura e Servente de pedreiro e também oferece bolsas de estudo aos estrangeiros. A instituição também já ofereceu cursos de Língua Portuguesa e Culinária, além de outras ações que visam ajudar e acolher o imigrante recém-chegado no Brasil. O Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados também já foi reconhecido publicamente em maio desse ano pela Rede Brasil do Pacto Global e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, sendo a UniCesumar uma das 36 finalistas entre 800 empresas e instituições inscritas do Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global 2019.

Segundo o Diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, tais reconhecimentos públicos ratificam a vocação da UniCesumar de contribuir para a transformação do país por meio da educação de qualidade. “A UniCesumar nasceu há quase 30 anos com esta missão: formar cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária”, lembra Matos.

Para a coordenadora do departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller, receber o selo ODS do Sesi é muito importante para a instituição, tanto no que diz respeito à responsabilidade social, quanto às ações sociais realizadas pelo Instituto. “Esse reconhecimento vem para reafirmar o compromisso institucional de trabalhar em prol dos objetivos do desenvolvimento sustentável e ainda contribuir para a redução das desigualdades e para uma educação de qualidade, que são alguns dos objetivos contemplados nos nossos projetos”.

Conheça o Relatório Social 2019 da Unicesumar