Unicesumar
Unicesumar

Unicesumar será sede do Hackathon da NASA

Evento será realizado simultaneamente em mais de 60 países

A Unicesumar vai sediar no Campus de Maringá, de 28 a 30 de abril, o NASA Space Apps Challenge, considerado o maior Hackathon do mundo. A edição 2016 do evento reuniu mais de 15.000 participantes em 61 países e 161 cidades.

No Brasil, em 2017, serão cinco municípios, sendo uma delas Maringá e consiste que por 24 horas, os participantes das mais diversas áreas do conhecimento serão desafiados a desenvolver soluções inovadoras que possam ajudar a mudar o mundo.

Membro da comissão organizadora e professor da Unicesumar, Marcello Erick Bonfim explica que a abrangência do evento obriga que os participantes pensem de uma forma mais ampla. “É uma atividade da NASA, então os projetos saem um pouco do que estamos acostumados a trabalhar, que são formatos mais regionais e atingem abrangências mundiais. As ideias devem ser mais voltadas para o planeta Terra, questões ambientais e fluxos migratórios, que estão em alta”.

Para completar o desafio, os participantes também terão apoio da própria NASA. “Na elaboração das soluções, serão disponibilizadas informações que foram obtidos pela NASA, como acesso a imagens de satélites e dados estatísticos. Então, dependendo do projeto, essas informações poderão dar suporte no desenvolvimento das ideias”, explica Bonfim.

Três projetos serão premiados na fase local, sendo dois eleitos pela comissão julgadora e um por uma votação popular. Na fase mundial, a NASA irá selecionar os melhores projetos e os vencedores terão a oportunidade de acompanhar o lançamento de um foguete na sede da estação.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento, pelo site https://www.unicesumar.edu.br/presencial/nasa-space-apps-challenge/.

Últimas notícias

Categorias