Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

05/05/2014
Curso de Gastronomia inicia os tradicionais eventos temáticos
De olho no uso de ingredientes da Cozinha Brasileira, curso de Gastronomia da Unicesumar realiza série de eventos e recria pratos que remetem à história
Curso de Gastronomia inicia os tradicionais eventos temáticos
Jantar temático do curso de Gastronomia da Unicesumar exploram, em 2014, a brasilidade dos ingredientes regionais
  Notícia(s) Relacionada(s)

O curso de Gastronomia da Unicesumar iniciou no último sábado (3) uma série de quatro jantares temáticos que marcam o trabalho de conclusão de curso (TCC) de 75 alunos que formam as últimas turmas que estudaram com a grade curricular de dois anos e meio na instituição. A partir de 2015, o curso passa a ser de dois anos.

O tema escolhido para as avaliações de 2014 é a Cozinha Brasileira. No projeto "Pátria amada, Brasil", história e ingredientes típicos são explorados em um trabalho montado com muito requinte exclusivamente pelos estudantes, desde a escolha da temática, pesquisa, elaboração e montagem do menu, ao ambiente e execuções de todas as etapas do evento.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia, Janaína Oliveira de Azevedo Leal, os jantares, que já se tornaram tradição na instituição, são momentos muito esperados tanto por professores, quanto pelos alunos envolvidos no projeto. "Todo o aprendizado adquirido é apresentado em noites onde são colocados em prática não só o conteúdo programático estudado em curso, mas o desenvolvimento e habilidades de cada um. O resultado é sempre surpreendente!", complementa Janaína.

O estudante Júlio César Godofredo Artmann, de 27 anos, destaca que a possibilidade que se abre ao término do curso dá vazão ao antigo sonho de aprender a cozinhar. "Cursei 3 anos de Medicina em Buenos Aires antes de entrar no curso de Gastronomia. Sempre quis aprender os segredos da cozinha. Conquistar corações usando de 'artimanhas' e temperos realmente me encantou e deixei a área de saúde em segundo plano. A experiência é única e a prática é muito grande. Saímos preparados para todas as funções da área, desde planejamento de eventos deste porte, até a formação da equipe perfeita, fundamental para quem quer trabalhar com cozinha", diz Artmann.

Agenda

Mais três noites temáticas acontecem nos próximos finais de semana. No dia 17, o "Rota dos Tropeiros" trará uma releitura dos pratos consumidos no Brasil a partir do século XVII, principalmente na época da exploração dos minérios e pedras preciosas, um dos marcos iniciais do tropeirismo.

O jantar "Festa Junina Contemporânea" será apresentado no dia 24 e é composto por um cardápio voltado aos ingredientes da festa mais popular brasileira, a Festa Junina, comemorada de Norte a Sul do País.

O evento que encerra o ciclo no dia 31 é coroado de bossa e remete ao ponto forte do movimento cultural que deu estética, forma e cor à Música Popular Brasileira. "Bossa Nova" explora os pratos da culinária nomeados por músicos e destacados em canções do final da década de 50 a meados da década de 60. "Feito com brilhantismo, cada jantar marca o término de um ciclo. É um orgulho para nós educadores, conferirmos o ensinamento repassado em noites tão especiais", conclui a coordenadora do curso.

» 30/05/2014 - Empreender no Brasil não é difícil, diz "Jovem Inspirador 2013"
» 29/05/2014 - Hospital Sírio Libanês conclui curso de especialização na Unicesumar
» 28/05/2014 - Projeto de pesquisa investiga hábito do maringaense no consumo de água
» 23/05/2014 - Vencedor do Prêmio Jovem Inspirador 2013 faz palestra na Unicesumar