Unicesumar - Nova marca

Projeto de Jornalismo é classificado para etapa nacional do Intercom
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Projeto de Jornalismo é classificado para etapa nacional do Intercom
Revista periódica do curso é reconhecida como melhor trabalho na categoria "jornal laboratório impresso" no Intercom Sul
  Notícia(s) Relacionada(s)

A revista "Eu Tenho Coragem", uma produção laboratorial das disciplinas Jornalismo Impresso, Edição e Planejamento Gráfico, do curso de Jornalismo da Unicesumar, venceu o Intercom Sul - Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, na categoria "Jornal Laboratório Impresso", e irá representar a região no congresso nacional que será realizado em Foz do Iguaçu, de 2 a 5 de setembro.

A revista "Eu Tenho..." é uma publicação periódica (anual) produzida por estudantes do 3º ano do curso de Jornalismo da Unicesumar, com orientação dos professores das três disciplinas. A cada ano, a publicação aborda uma temática nova, de grande importância e/ou relevância social. Temas como Eu Tenho Fome, Eu Tenho Filhos, Eu Tenho Tempo, Eu Tenho Fé, Eu Tenho Desejo, Eu Tenho Vergonha, Eu Tenho Sexo, Eu Tenho Futebol, Eu Tenho Profissão (essas duas últimas, premiadas no Prêmio Sangue Novo de Jornalismo, oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná), entre outros, já foram tratados pela publicação.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Rosane Verdegay, a proposta é levar os alunos a se familiarizarem com as rotinas de produção do impresso, desde ambiente, objetivos até dificuldades similares aos que eles vão encontrar no meio profissional de produção  e edição de revistas. "Iniciados na edição de materiais jornalísticos, além da aplicação das técnicas de reportagem, os estudantes aprendem, pela prática, a lidar também com os prazos, cobranças, hierarquização da informação, linguagem e exigências de mercado que envolvem a produção desse tipo de periódico", explica a professora.

O tema do ano passado foi "Eu Tenho Coragem". A publicação, apresentada no Intercom Sul pela estudante Priscila Dias, foi assinada por nove alunos. De acordo ainda com a orientadora, o grande desafio deste projeto está em fazer os alunos pensarem na informação como algo que precisa ser aprofundado, detalhado, esgotado. " 'Eu Tenho...' exige deles essa forma de pensar, ou seja, até onde podemos ir dentro de um mesmo assunto. Tem sido bem gratificante, tanto para mim quanto para eles próprios, ver como um único tema pode sugerir tantas abordagens diferentes", concluiu Rosane.

Para o coordenador do curso, professor Vinícius Dorne, que orientou o paper apresentado no Intercom Sul, a classificação da revista como melhor jornal laboratório "é de grande relevância, pois indica não só o reconhecimento ao trabalho dos alunos e à competente orientação dos professores, mas a um produto que é a cara do nosso curso, está na base da nossa formação, por isso se reveste de uma importância maior", completou.

» 30/05/2014 - Empreender no Brasil não é difícil, diz "Jovem Inspirador 2013"
» 29/05/2014 - Hospital Sírio Libanês conclui curso de especialização na Unicesumar
» 28/05/2014 - Projeto de pesquisa investiga hábito do maringaense no consumo de água
» 23/05/2014 - Vencedor do Prêmio Jovem Inspirador 2013 faz palestra na Unicesumar