Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
15/05/2014
Novo coordenador de pós aponta meios para impulsionar carreira
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Novo coordenador de pós aponta meios para impulsionar carreira
Ludovico Omar Bernardi: "especialização é uma eficaz fonte de qualificação e atualização, além de um excelente canal de networking"
  Notícia(s) Relacionada(s)
Ludovico Omar Bernardi assumiu no dia 7 de abril a coordenação de Pós-graduação da Unicesumar. Mestre em engenharia da produção, ele possui 14 anos de experiência como coordenador de cursos de pós-graduação, sendo doze deles em cursos vinculados à Fundação Getúlio Vargas.  Seu último trabalho, antes de vir para a Unicesumar, foi em uma instituição de ensino superior em Aracaju. Ludovico vem somar esforços e planeja uma série de ações para o fortalecimento da pós-graduação na instituição. Nesta entrevista, o novo coordenador destaca pontos importantes que devem ser observados por quem busca sucesso na carreira profissional.

 O aprendizado
e a experiência obtidos na graduação já não são suficientes para garantir o bom posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho?

Na verdade, aos poucos, o diploma universitário vem deixando de ser um grande diferencial no currículo profissional. Hoje, quem atua no mercado de trabalho já busca na pós-graduação uma chance de aprimoramento intelectual, ascensão profissional e, é claro, melhores salários. Possuir uma pós de fato traz vantagens financeiras: a diferença entre os vencimentos de quem possui o título e de quem detém apenas a graduação já é estimada em cerca de 70%, segundo pesquisas da Catho Online e Fundação Getulio Vargas. Por outro lado, há que se considerar que a distância entre os que se formaram no ensino superior e os que têm apenas o ensino médio vem caindo.

Qual o impacto de uma especialização na carreira de um profissional?


Simplificadamente, o que acontece atualmente em relação à pós é o mesmo que ocorria há alguns anos com a língua inglesa. Quem dominava o idioma, podia se gabar de possuir um conhecimento do qual poucos dispunham. Hoje, a língua é um pré-requisito em qualquer contratação especializada. O mesmo acontece com a universidade. Embora uma parcela significativa da população ainda não tenha acesso ao ensino superior, o diploma universitário não é diferencial. Isso só vem com a pós.

Em termos práticos, também temos que analisar a questão da renumeração do profissional e, nesse caso, os diferenciais de salário refletem a relação entre a demanda por trabalhadores dos diferentes níveis educacionais e a oferta desses profissionais no mercado. Em outras palavras: a remuneração dos pós-graduados é crescente, porque a procura por eles supera o volume de profissionais com esse título disponíveis no mercado. Já com os graduados acontece o inverso: há gente de sobra.

Qual o momento mais adequado para o profissional fazer uma pós?  Assim que termina o curso, ou um pouco mais de experiência é indicado?

Muitos profissionais que cogitam fazer uma especialização se deparam com essa dúvida. Alguns optam por dar continuidade aos estudos logo após a graduação, outros preferem ganhar experiência no mercado antes de voltar para a sala de aula. No caso dos cursos stricto sensu – mestrado e doutorado acadêmico–, a idade não deve exercer grande influência na hora da escolha. Mais importante é a certeza de que se pretende iniciar ou aprofundar uma carreira acadêmica.

Já no caso da especialização (lato sensu), os analistas afirmam que aliar experiência no mercado com os estudos é a escolha mais acertada. Assim, estar integrado à área e em atividade é fundamental, porque os cursos de especialização contam com a contrapartida do aluno. Ou seja, na sala de aula, muitas vezes, os participantes são instados a discutir casos reais do cotidiano das grandes empresas, e a especialização se torna uma ferramenta a ser utilizada logo no dia seguinte na atividade do pós-graduando.

Quais são os critérios que um profissional deve levar em conta ao escolher uma pós-graduação?


O primeiro passo é saber qual o papel de um curso de pós-graduação dentro do momento particular do profissional. Investir em educação é sempre importante e uma especialização é uma eficaz fonte de qualificação e atualização, além de um excelente canal de networking. É preciso então avaliar o momento em que sua carreira se encontra e as suas pretensões.

Com o curso e a instituição em mente, o passo seguinte é fazer uma avaliação minuciosa em campo. É preciso analisar a escolha, levando em consideração a relação do curso com o mercado de trabalho, a adequação em relação à metodologia utilizada, a grade curricular e a qualidade do corpo docente.

Além das consultas, na hora de escolher a instituição de ensino valem também visitas in loco e conversas. Vá até o local e, se possível, assista a uma aula como aluno ouvinte. Isso ajuda a conhecer as linhas de pesquisa e os professores. É válido também dar uma olhada na infraestrutura da escola. Converse com alunos e ex-alunos para obter informações sobre o curso e a forma de aprendizado. E veja como isso é importante: grandes empresas do Paraná, entre elas algumas multinacionais, além de avaliar a escolaridade dos candidatos, levam em consideração as instituições em que estudaram. Portanto, um alerta para quem pensa em fazer uma pós-graduação: o conceito da instituição de ensino na área escolhida e a imagem que ela tem perante o mercado podem fazer diferença.

O preço do programa também deve ser avaliado, mas cuidado para não se deixar levar pelo bolso. Alguns exigem um investimento mais alto, mas o custo-benefício muitas vezes vale a pena. Faça as contas e calcule se a especialização trará o impacto e o impulso desejado na carreira. Por fim, veja ainda as facilidades oferecidas, como localização, carga horária e flexibilidade nos horários de aulas.

Como os gestores de Recursos Humanos e headhunters enxergam esse diferencial?

É essencial que o profissional tenha suas competências técnicas e comportamentais bem alinhadas. Entre os atributos relacionados ao comportamento estão pró-atividade, liderança, capacidade de trabalhar em equipe, organização e comprometimento. A busca é cada vez maior por pessoas classificadas como hands on - dispostas a suprir qualquer necessidade da empresa e dedicadas a alcançar metas.

O que o mercado espera de um profissional com especialização?

Um perfil distinto, que faça a diferença para a organização. Esse profissional deve saber fazer, delegar, acompanhar e cobrar atividades, além de ter uma boa capacidade técnica – com conhecimento prático e formação adequada e atualizada – completa. As empresas querem liderança nata. Não alguém que lidere somente pela função, mas pelo exemplo, que tenha poder de persuasão e know how nas atividades.

 

 


» 30/05/2014 - Empreender no Brasil não é difícil, diz "Jovem Inspirador 2013"
» 29/05/2014 - Hospital Sírio Libanês conclui curso de especialização na Unicesumar
» 28/05/2014 - Projeto de pesquisa investiga hábito do maringaense no consumo de água
» 23/05/2014 - Vencedor do Prêmio Jovem Inspirador 2013 faz palestra na Unicesumar
» 23/05/2014 - Unicesumar oferece novos cursos de extensão
» 22/05/2014 - Professoras de Direito lançam livro nesta quinta-feira
» 22/05/2014 - Reitoria entrega prêmios da Corrida Tiradentes
» 21/05/2014 - Professora de comunicação se filia à PSCT Network
» 20/05/2014 - Grupo da Universidade de Missouri (EUA) chega para intercâmbio de dez dias na Unicesumar
» 19/05/2014 - Estudantes da universidade de Charleston (EUA) visitam Unicesumar
» 16/05/2014 - Pós em Desenvolvimento de Aplicações Web inicia amanhã
» 16/05/2014 - Unicesumar lança nova campanha de vestibular
» 16/05/2014 - Projeto de Jornalismo é classificado para etapa nacional do Intercom
» 15/05/2014 - Novo coordenador de pós aponta meios para impulsionar carreira
» 15/05/2014 - Unicesumar promove campanha para arrecadação de agasalhos
» 13/05/2014 - II Jornada de Infectologia acontece na Unicesumar
» 09/05/2014 - Estudantes de Jornalismo apresentam trabalho no Intercom Sul
» 08/05/2014 - Unicesumar leva à Expoingá diversas atividades
» 08/05/2014 - Mestrado em Direito recebe professora da Universidade do Minho
» 07/05/2014 - Pós-graduação oferece Módulo Internacional de estudos no Chile
» 06/05/2014 - Museu Unicesumar realiza projeto "História Viva"
» 05/05/2014 - Curso de Gastronomia inicia os tradicionais eventos temáticos

 

Notícias anteriores