Unicesumar
Unicesumar

Biblioteca 44 3027.6360 - ramal 1225 - bloco 8

Acervo

1. Espaço Físico

A área dos vários setores da Biblioteca garante aos usuários amplo espaço, além de conforto e facilidades no acesso à cultura e à informação. (Anexo I |EM BREVE|)

A Biblioteca possui uma área total de 4 mil m2, sendo 3.834 m2 de área útil, com 650 lugares para acomodar melhor os seus usuários.

2. Acervo da Biblioteca Central

O acervo da Biblioteca Central é constituído de:

  1. Livros;
  2. Periódicos (revistas, jornais, boletins);
  3. Livros de referência (enciclopédias, dicionários, Atlas, mapas, biografias, dados estatísticos, anuários, almanaques);
  4. Coleção especial (produção bibliográfica da Instituição, teses, dissertações, monografias, TCC, obras raras, fotografias);
  5. Fitas de vídeo, Cd-rom;
  6. Banco e bases de dados.

Todo o seu acervo está informatizado (livros, folhetos, teses, trabalhos, fitas de vídeo, controle da coleção de periódicos e indexação de artigos de alguns periódicos). O sistema funciona em rede, proporcionando a consulta e a alimentação das bases de dados simultaneamente.

A Biblioteca utiliza o PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação com harmonia e excelência, melhorando a rotina diária com os seus usuários.

O ambiente possui um sistema de alarme da 3M e um da MultySistem, o que facilita o controle de saída do acervo, permitindo a racionalização nas outras tarefas desenvolvidas pelos funcionários.

A Biblioteca faz parte da rede COMUT, BIREME e possui convênio de cooperação técnica firmada com a UEM, como forma de integração com outras instituições, objetivando o intercâmbio técnico e científico. (Anexo II |EM BREVE|)

3. POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO.

A política de atualização e expansão do acervo tem como suporte especializado o envolvimento dos docentes de cada área, que participam na seleção do material a ser adquirido, considerando o número de títulos e exemplares para que seja condizente com a demanda de usuários.

A instituição por sua vez, possui um programa de apoio didático aos docentes, proporcionando, anualmente, a aquisição de material didático-pedagógico que é utilizado para a preparação de aulas e outras atividades por eles desenvolvidas.

Outra forma de atualização do acervo, também, é realizada sistematicamente através dos livreiros que enviam mensalmente à biblioteca os últimos lançamentos, para análise e futura aquisição.

4. SERVIÇOS

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30.
Sábados, das 8h às 14h.

5. ACESSO A OUTRAS FORMAS DE PESQUISA

A Biblioteca utiliza a Internet como forma de acessar instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras, proporcionando aos usuários a informação necessária.

6. PESSOAL TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Atualmente, o corpo técnico administrativo da Biblioteca é formado por uma equipe com mais de 16 colaboradores. São funcionários preparados para atender os usuários em todas as situações quanto ao acervo, na localização de obras e periódicos, acesso ao banco de dados digital, empréstimos e renovação, além de ajudar no apoio à realização de trabalhos científicos segundos as normas da ABNT.

Quando precisar de auxílio ou orientação, pode solicitar atendimento no balcão da recepção ou procurar um funcionário identificado por crachá e uniforme.

7. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E TREINAMENTO DOS SERVIDORES

A política de treinamento de pessoal visa ao seu aprimoramento e é realizada através de cursos, palestras e congressos promovidos dentro ou fora da Instituição. Os servidores recebem também o incentivo institucional à pós-graduação.

8. SERVIÇOS PRESTADOS

  • Atendimento e orientação à comunidade acadêmica, interna e externa, na solicitação dos serviços e acervos da Biblioteca;
  • Orientação a novos usuários quanto a utilização da Biblioteca;
  • Empréstimos domiciliares;
  • Visita orientada para calouros;
  • Assistência técnica para normalização bibliográfica de trabalhos científicos, segundo as recomendações da ABNT;
  • Elaboração de levantamentos bibliográficos nos acervos de livros e periódicos;
  • Colaboração em atividades culturais/ educativas (exposições, cursos, palestras, debates, filmes, lançamentos de publicações, etc);
  • Orientação no uso dos catálogos públicos;
  • Exposições permanentes das obras recém adquiridas;
  • Restauração da coleção geral da biblioteca;
  • Elaboração de listas de obra sugeridas pelos usuários para aquisição;
  • Treinamento para uso de obras de referência específicas;
  • Disponibilização de acesso a documentos eletrônicos, possibilitando a obtenção de informações rápidas, precisas e atualizadas, via online e cd-rom;
  • Reserva de material para empréstimo;
  • Solicitação de artigos de periódicos via Comutação Bibliográfica.