Unicesumar
Unicesumar

Biblioteca 44 3027.6360 - ramal 1225 - bloco 8

SOFTWARE DE ACESSIBILIDADE

DOSVOX - primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais.

Para obter uma cópia gratuita do DOSVOX basta telefonar para (021) 2598-3198 e solicitar um CD gratuito do DOSVOX.
O CD será enviado por CECOGRAMA, é, portanto, gratuito. Entretanto, deverá ser enviado um CD para reposição.

(Nota SACI - A forma mais adequada de fazer a instalação 3.1, que é a última versão do DOSVOX, é baixando o kit mínimo DOSVOX para execução. Ele faz tudo sozinho. Este kit deve ser copiado de http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm. A partir daí podem ser feitas todas as atualizações em http://intervox.nce.ufrj.br/upgrade).
Pocket Voice - um aplicativo de informática que, fazendo uso da linguagem pictórica, simbólica e do simples texto, possibilita ao usuário reproduzir sonoramente o que não consegue dizer, por incapacidade física.
Desenvolvido pelo casal de programadores Carla Vieira Faria e Pedro Ivo Faria, o "software" em questão ganhou no ano transacto o concurso nacional da especialidade promovido pela Microsoft, sendo pelos criadores disponibilizado gratuitamente a quem precisa http://www.pocketvoice.com/.
Virtual Vision - Outro programa leitor de tela brasileiro, o Virtual Vision foi desenvolvido pela MicroPower. O Virtual Vision é totalmente adaptado para o uso do sistema operacional Windows e seus aplicativos e não requer sintetizador de voz externo. O programa utiliza o Delta Talk, a tecnologia de síntese de voz que garante, segundo o seu fabricante, a qualidade de áudio como o melhor sintetizador de voz em português.
(Nota SACI - Para mais informações, consulte http://www.micropower.com.br).