Unicesumar
Unicesumar

IV Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica ISBN 978-85-61091-01-9

RECOMENDE:

Apresentação

A Iniciação Científica é um instrumento de formação que permite introduzir na pesquisa científica acadêmicos de graduação, colocando-os em contato direto com esta importante atividade e permitindo seu engajamento neste processo.

Assim, o Programa de Iniciação Científica do Unicesumar (PICC) e os Programas de Bolsas de Iniciação Científica do Unicesumar (PROBIC, PIBIC/CNPq-Unicesumar) têm se revelado de fundamental importância no sentido de aproximar jovens estudantes às atividades de pesquisa.

Envolvendo diretamente o aluno de graduação na pesquisa, os Programas de Iniciação Científica tornaram-se elementos de estruturação de recursos humanos, colocando-se como ponto de partida para a formação de novos cientistas e, principalmente, estimulando a produção de novos conhecimentos.

Com o objetivo de avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos vinculados ao PICC, PROBIC e PIBIC/CNPq-Unicesumar em nossa Instituição, realizou-se, neste ano, a IV Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica da Unicesumar. Sendo mais um instrumento fruto da produção do saber, esta publicação vem realçar e reafirmar o compromisso da Unicesumar com o desenvolvimento e a prática constante da pesquisa, ao mesmo tempo em que representa mais um passo dado junto ao processo de construção do conhecimento em nossa Instituição.

AUnicesumardeseja externar seu reconhecimento pela significativa contribuição a todos os apresentadores que emprestaram seu talento, seu saber e sua ciência para este evento.

Profª. Ms. Ludhiana Ethel Kendrick de Matos Silva
Diretora de Pesquisa