Unicesumar
Unicesumar

IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica II Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação   ISBN 978-85-459-1280-4

RECOMENDE:

Apresentação

É com grande prazer que apresentamos os anais da IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Realizada em outubro de 2018, o evento contou com a apresentação de 393 projetos de pesquisa, sendo, 336 do campus de Maringá, 43 de alunos da Educação a Distância e 14 projetos do campus de Curitiba.

Foram dias de bastante integração, participação de acadêmicos e orientadores, numa troca saudável de informações científicas, resultados de pesquisa e inovações.

Como temos feito em todas as edições, tivemos a honra de homenagear 3 bolsistas que se destacaram com os seguintes trabalhos:

Na área de Humanidades o bolsista Gabriel Antônio Roque apresentou o trabalho “O foro por prerrogativa de função e a (in)competência do supremo tribunal federal para sua reformulação”, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira;

Na área de Ciências da Vida, o trabalho “Efeitos de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade na composição corporal de adolescentes conforme o estágio de prontidão para mudança de comportamento alimentar”, apresentado pela bolsista Déborah Cristina de Souza Marques, sob a orientação do Prof. Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, que contou ainda com os pesquisadores e também autores Marciele Alves Bolognese e Nelson Nardo Junior;

E por fim, na área de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Inovação e Tecnologia o acadêmico bolsista Alan Vinicius Secundo que apresentou o trabalho intitulado “Ferramentas tecnológicas da computação cognitiva e o ciclo do conhecimento nas organizações” sob a orientação dos professores doutores Flávio Bortolozzi e Iara Carnevale de Almeida.

A Diretoria de Pesquisa agradece a externa seus votos de estima e consideração a todos os participantes e a todos que contribuiram para a realização do evento !

Ludhiana de Matos Garbugio
Diretora de Pesquisa da UniCesumar
Presidente do ICETI