Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, UniCesumar está pronta para retorno de aulas presenciais

DCIM\100MEDIA\DJI_0406.JPG

Seguindo a premissa de promover a educação de qualidade, ao passo que garante a segurança de estudantes, professores e colaboradores, a UniCesumar está preparada para iniciar o ano letivo de 2021. Para esse momento, considerando as medidas de saúde dos órgãos governamentais, a Instituição seguirá o modelo híbrido, que consiste no cronograma alternando entre aulas presenciais e remotas. O projeto tem investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões, que inclui desde a infraestrutura tecnológica até o cumprimento das medidas sanitárias de segurança.

“Estamos há meses unindo esforços, trabalhando em conjunto com os órgãos de saúde, trabalhando em estudos e preparando protocolos rígidos de segurança. Investimentos foram feitos, profissionais foram preparados, porque o ensino presencial precisa retornar o mais rápido possível”, enfatiza o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho. “O planejamento é para que o retorno seja gradual, e com um rígido e extenso protocolo de segurança para que nossos alunos possam estar em um ambiente seguro e que preserve também seus futuros.”

As aulas ocorrerão de maneira síncrona – ou seja, a aula presencial e a transmissão para os estudantes que acompanharão de forma remota será simultânea.

A medida está de acordo com o Decreto Nº 6637, publicado pelo Governo do Estado do Paraná em 20 de janeiro deste ano, e com o Decreto 354/2021, publicado pela Prefeitura Municipal de Maringá no dia 25 de janeiro. No momento, a autorização para retomar as atividades se aplica aos campi de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa. Em Londrina, por determinação do município, não há previsão de retorno, enquanto em Corumbá (MS), a previsão da Secretaria de Estado de Educação é de que as aulas presenciais sejam retomadas a partir de março.

DEMANDA PEDAGÓGICA

A UniCesumar vem se preparando para o retorno das atividade. Em outubro do ano passado, a Instituição realizou testes com alguns professores, que ministraram aulas em quatro cenários diferentes, com o objetivo de definir qual o melhor formato para assegurar o processo de aprendizagem, priorizando, também, a segurança de todos.

Após os testes e uma série de análises dos formatos adotados por instituições de ensino do Brasil e do exterior, a UniCesumar optou pelo modelo High Flex, que consiste em aulas presenciais que também são transmitidas on-line.

“Neste momento, a nossa prioridade para a presencialidade é em relação às atividades práticas dos cursos, que são parte muito presente na metodologia de ensino da UniCesumar. Para isso, nós optamos por realizar um rodízio dos alunos, que depende da capacidade da cada sala e cada turma”, explica a pró-reitora de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim.

O IMPACTO DA TECNOLOGIA

O projeto desenvolvido para que o ensino híbrido seja colocado em prática foi resultado de um trabalho multidisciplinar, que envolveu as áreas acadêmica, audiovisual e de tecnologia da informação.

“Desde o ano passado, fruto da parceria com a Tec de Monterrey, a UniCesumar vem pesquisando formas de fazer uma transmissão da aula presencial, enquanto uma parte dos alunos estaria em sala de aula e a outra parte estaria acompanhando a transmissão, em suas casas”, declara o diretor de Operações da UniCesumar, Chrystiano Mincoff, pontuando que a iniciativa tem como desafios garantir boa qualidade de áudio e vídeo, bem como assegurar que os participantes, de ambos os formatos, pudessem interagir.

“Foi feito um forte investimento tecnológico em equipamentos de rede para poder suportar toda a carga da transmissão ao vivo de todas as aulas. Contando todas as unidades, a UniCesumar terá mais de duzentas salas realizando e transmitindo aulas de forma simultânea e diária. Então, nós estamos investindo em aumento de links, computadores, câmeras, microfones e equipamentos de monitoramento, assim como disponibilizando equipes de suporte para treinamento de professores”, explica Mincoff.