Palestras, prêmios e Relatório Social: saiba tudo sobre o 2º dia do Inspira 2020

Realizado nesta quarta-feira (29), evento reuniu docentes com palestras pautadas em inovação e metodologias ativas

As atividades que compõem o Inspira 2020 seguem a todo vapor. Nesta quarta-feira (29), os docentes da UniCesumar participaram do “InspiraTalk”, com palestras motivadoras, com temas que englobaram desde metodologias ativas até inovação tecnológica. Também foram realizadas apresentações culturais, com a abertura do evento sob a responsabilidade grupo de dança Arte de Transformar (ADT), e a entrega do prêmio Professor Revelação.

De acordo com a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, a programação do segundo dia do Inspira 2020 foi idealizada para que os professores levem a inspiração para os alunos. “Trouxemos palestrantes de temas bem variados, de tecnologia à mudança cultural de ensino e metodologias ativas. Nosso objetivo é mobilizar o professor a pensar em estratégias diversificadas para a sala de aula”, declarou.

Um dos palestrantes que falou aos docentes foi Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santillana, com o tema “Mundo complexo: identificando ordem no caos cotidiano”. Usando analogias como a Caixa de Pandora e o mito de Prometeu e o fogo, Thompson falou sobre a importância de criar desafios para os jovens. “A formação dos professores precisa ser cada vez mais generalista, com o docente precisando se inserir no universo do aluno. O modelo conceitual não serve mais, pois a inovação está acontecendo a todo o mundo e precisamos estar atentos a isso.”

A inovação foi um tema marcado na palestra sobre Machine Learning da consultora na área educacional Luciana Santos, que destacou o uso de Inteligência Artificial (AI). “AI nada mais é do que a junção entre a automatização de atividades por meio de um robô e a inteligência humana”, explicou. Para ela, o paradigma da aprendizagem precisa ser pautado na natureza do problema, com o conceito de “reaprender para aprender de novo”. “Nós, professores, somos cientistas da aprendizagem. Chegou o momento de pensar fora da caixa e ser disruptivos.”

Tratando sobre a personalização da aprendizagem, a organizadora do livro Ensino Híbrido e cofundadora da Tríade Educacional, Lilian Bacich, ressaltou a importância de valorizar a individualidade dos alunos. “Precisamos oferecer experiências de aprendizagem que valorizem o que funciona melhor para cada estudante. Por meio de formas alternativas de aprendizagem, comunicação e colaboração, o ato de aprender caminha cada vez mais rumo à escolha.”

As palestras da noite foram encerradas por Paulo Tomazinho, consultor de metodologias ativas que explanou sobre o tema “Aulas memoráveis”. Segundo ele, ensino nem sempre significa aprendizagem. “Com um bom professor e uma boa fala, o aluno entende o que é dito, mas não necessariamente aprende. Por isso, precisamos entrar no universo desses estudantes. Se a gente não entender o aluno, a gente não consegue ensinar”, declarou.

INSPIRA 2020: PROFESSOR REVELAÇÃO

Um dos destaques da noite foi o prêmio “Professor Inspiração”. O reconhecimento foi dividido em três categorias: docentes que renderam mídia externa positiva para a instituições, professores que participaram de congressos de alcance nacional e pesquisadores com alta produtividade em 2019. Os prêmios foram entregues pelo vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Ludhiana Ethel de Matos Garbugio.

A professora do curso de Nutrição da UniCesumar de Curitiba, Silvia Moro, foi uma das docentes reconhecidas por terem gerado mídia positiva para a Instituição. "É muito bom ser reconhecida nessas situações, porque a minha atividade foi muito simples. Servir comida para as pessoas na praça é algo feito há cem anos. Estou com planos de fazer uma série de outras coisas nesse 2020, e já pedi o apoio da direção do campus de Curitiba", comemorou.

Na categoria de participação em congressos nacionais, o professor Dr. Braulio Magnani Branco foi premiado graças a quatro trabalhos vencedores em eventos. “É um reconhecimento que a comunidade cientifica teve em relação aos que nós temos desenvolvido na UniCesumar. Isso dá um prazer para que possamos trabalhar, e os alunos também podem ver que a Instituição está dedicada em reconhecer o nosso trabalho.”

Por fim, a professora Vivian Rezende, do curso de Enfermagem da unidade de Curitiba, foi homenageada pela produtividade em pesquisa. Para ela, apesar de ser entregue ao professor, o prêmio também reflete nos estudantes. “Esta homenagem é também um reconhecimento do trabalho e dedicação de nossos alunos, os quais fizeram parte dos projetos e impactaram por meio do conhecimento adquirido na universidade a vida de muitas pessoas”, enfatizou.

RELATÓRIO SOCIAL

Outro destaque na programação do segundo dia do Inspira 2020 foi o lançamento do Relatório Social 2019. O documento, desenvolvido pela Diretoria de Relações Institucionais, apresenta a descrição das atividades e realizações da UniCesumar no ano passado.

“O Relatório Social 2019 é uma conquista muito importante. Ele é uma vitrine das nossas melhores ações sociais e evidencia a relevância da instituição não somente para os nossos alunos, mas também para toda a sociedade. Com o Relatório Social, a UniCesumar honra sua linda história construída nesses 30 anos”, ressalta Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais.

Para conferir o relatório, basta acessar o site oficial da publicação.