Unicesumar
Unicesumar

Projeto de combate à obesidade da UniCesumar atendeu mais de 500 pessoas em 2019

Com a participação de acadêmicos da Instituição, o LIIPS ofereceu tratamentos sequenciais e ações de prevenção à comunidade

Além de promover uma educação de qualidade capaz de transformar a sociedade, um dos objetivos da UniCesumar é oferecer serviços que promovam avanço e melhorias à comunidade. Uma dessas iniciativas é resultado dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS), que realiza atendimentos gratuitos em prol do combate da obesidade. O projeto encerrou o ano de 2019 em alta: ao todo, mais de 500 pessoas foram impactadas por ações que vão desde tratamentos sequenciais a atendimentos de prevenção.

Os tratamentos sequenciais, que são o carro-chefe do projeto, ocorreram ao longo de 24 semanas. Nesse período, 25 crianças, 35 adolescentes, 150 adultos e 65 idosos passaram por intervenções multiprofissionais, desenvolvidas por especialistas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia.

De acordo com o coordenador do projeto, Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, as atividades desenvolvidas no LIIPS possibilitaram que as pessoas melhorassem a qualidade de vida. “Com as ações, os pacientes apresentaram redução do índice de massa corporal, da massa gorda, do percentual de gordura corporal, dos triglicerídeos, do colesterol total e colesterol LDL, que é considerado como um colesterol ruim. Além disso, eles aumentaram a massa musculoesquelética, o colesterol HDL [colesterol bom] e melhoram a saúde nutricional e mental”, explicou.

Desenvolvido pela Instituição, o LIIPS é fomentado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) por meio do programa “Universidade sem Fronteiras”, buscando atender a comunidade em situação de vulnerabilidade. Com isso, o objetivo é reestabelecer as condições de saúde e reduzir os gastos públicos com o tratamento das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT's), tal qual a obesidade.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

O LIIPS também tem o objetivo de trabalhar com atos de promoção da saúde e prevenção das DCNT's. Por isso, foi promovida uma ação para o Dia Mundial de Combate à Obesidade, coordenada pelo Dr. Braulio Branco e pela professora Dra. Carina Bertoldi Franco, que teve apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Maringá (SBEM), do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UniCesumar (PPGPS) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Ao todo, foram atendidas mais de 250 pessoas de Maringá e região metropolitana.

A segunda atividade focada em prevenção foi organizada em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UniCesumar (CIPA), com a participação de mais de 200 colaboradores da UniCesumar. Na ocasião, o LIIPS realizou ações como avaliações antropométricas, de composição corporal, instruções quanto ao preparo de alimentos saudáveis, mensuração da glicose e aferição da pressão arterial.

SERVIÇO E APRENDIZADO

Nas atividades supervisionadas pelos professores da UniCesumar, os participantes do projeto foram atendidos por acadêmicos de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia. Assim, além de oferecerem o tratamento, os estudantes tiveram a oportunidade de estagiar em uma estrutura multiprofissional, com enfoque nos pilares do ensino superior que envolvem o ensino, pesquisa e extensão.

Durante as atividades, os alunos foram estimulados a apresentar as respostas das intervenções em simpósios, congressos e eventos científicos.

RESEARCH DAY ON HEALTH PROMOTION

Outra atividade desenvolvida em 2019 que teve o apoio e organização do LIIPS conjuntamente com o PPGPS e CCBS foi o 1º Research day on Health Promotion, com a participação de pesquisadores do Brasil e Portugal. No evento, foram abordados aspectos acerca da obesidade em diferentes conjunturas, desde o nível celular até a saúde pública.

Entre os pesquisadores convidados estiveram o Dr. Jorge Mota, da Universidade do Porto/Portugal, o Dr. Nelson Nardo Júnior, da Universidade Estadual de Maringá, o Dr. Carlos Molena, da Universidade Estadual do Paraná, e o Dr. Fábio Lira, da Universidade Estadual Paulista.

CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS

O LIIPS também teve duas defesas de mestrado, com dados decorrentes dos projetos desenvolvidos na UniCesumar. A nutricionista Marciele Alves Bolognese e a pediatra Debora Valladares realizaram intervenções em promoção da saúde com enfoque na redução dos riscos decorrentes da obesidade.

Últimas notícias

Categorias